Livros

Fiz uma seleção dos melhores livros de Sociologia para ajudar nos estudos.

1 – A sociologia no ensino médio – uma experiência

Autor: Cesar Augusto de Carvalho
Editora: EDUEL – Editora da Universidade Estadual de Londrina

Desenvolver a perspectiva sociológica: objetivo fundamental da disciplina no Ensino Médio.

Para compreendermos o sentido da sociologia como disciplina na grade curricular do Ensino Médio deveremos, antes de tudo, compreender os objetivos que por meio dela se pretende atingir.

Sinopse

Este livro contribui para a consolidação da disciplina de Sociologia no ensino médio, e também para a consolidação da modalidade licenciatura no ensino superior. Trata-se de uma reflexão baseada em pesquisas de campo sobre a trajetória de inclusão dessa disciplina. O leitor que exerce o magistério encontrará, neste livro, uma série de informações que podem auxiliar o exercício de sua profissão.

2- Ensinar e aprender sociologia no ensino médio

Autores: Silvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi, Benilde Lenzi Motim
Editora: Editora Contexto
Preço: 35,00

Sinopse

Com a inclusão da disciplina de Sociologia no ensino médio, surgem as questões: como levar o tema aos alunos sem causar estranhamento ou susto? Como trabalhar da melhor maneira em sala de aula? Como ajudar o estudante a perceber a interdependência entre as esferas política, econômica, cultural e ideológica? Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio é um poderoso aliado do professor. Além de esclarecer os principais objetivos do ensino da disciplina, a obra fornece exemplos de aulas dirigidas e seminários, glossário com os principais temas tratados e uma bibliografia rica e precisa.

3- Sociologia: um olhar crítico

Autores:
Silvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi, Benilde Lenzi Motim

Editora: Editora Contexto
Preço: 39,00

Sinopse
Trabalho, classes sociais, comunicação e mídia, estruturas de poder, o rural e o urbano são questões clássicas da Sociologia. Este livro apresenta esses e outros temas de modo claro, didático e fundamentado teoricamente. A partir de uma rica bibliografia, as autoras oferecem um material prático para uso tanto nas universidades quanto nas boas escolas: todos os capítulos contam com uma exposição do tema seguida por exercícios preparados para reter o conhecimento. Livro indicado para leitores interessados na área, mas particularmente para alunos e professores.

4 – Sociologia para o Ensino Médio

Autor:
Nelson Dacio Tomazi

Editora: Editora Saraiva
Preço: 79,00

Sinopse
Neste livro procurei apresentar o conhecimento sociológico de modo muito específico e o mais claro possível para o jovem estudante do Ensino Médio. Em sua elaboração orientei-me por duas preocupações centrais: permitir ao aluno a compreensão da realidade social como uma totalidade concreta, diversa, conflituosa e contraditória – mas nem por isso fragmentária e oferecer ao professor elementos teóricos e sugestões que possibilitem incentivar a classe a desenvolver uma reflexão crítica sobre a sociedade.

Para isso, sempre que possível abordei os temas da Sociologia a partir da realidade do aluno, isto é, examinando como o trabalho, as classes sociais, a política, o Estado, a cultura e a ideologia se manifestam no seu cotidiano. Espera-se que, tomando como base as vivências do dia-a-dia, o aluno construa uma visão da realidade econômica, política, social e cultural e aprenda conceitos que possam explicar essa realidade. O objetivo final é ajudá-lo a desenvolver asas e raízes, imaginação e fundamentos para atuar na construção de uma sociedade diversa, autônoma, emancipada e emancipadora.

5 – A sociologia vai à escola

Autores: Adélia Maria Miglievich Ribeiro, Alexandra Garcia Masca, Alexandre Barbosa Fraga, Amaury César Moraes, Cassiana Tiemi Tedesco Takagi, Dalton José Alves, Debora Cardoso Pulcina, Gabriela de Souza Honorato, Giselle Carino Lage, Ileizi Luciana Fiorelli
Editora: Quartet
Preço: R$ 34,00

Sinopse

Tendo a investigação sistemática como fundamento de um debate, o livro assegura a troca de ideias diferentes sobre o ensino e a formação de docentes, sugerindo a relevância da diversidade e do plural, reforçando a necessidade do desenvolvimento de um campo de pesquisa cultivado, insistindo na reflexão teórica sobre os estudos históricos e empíricos.

Este livro reúne 17 artigos de professores, licenciandos e pesquisadores de vários estados e instituições do país que tratam da sociologia como componente curricular na educação básica.

6 – Introdução à Sociologia

Autor: Fernando Bastos De Ávila
Editora: AGIR
Preço: R$ 15,00

Sinopse

A preocupação principal deste livro é a de encontrar o caminho para definir o caráter cientifico da Sociologia. Este caminho começa a se esboçar na utilização metódica dos modelos cibernéticos. Tenta-se a síntese das tendências opostas, incorporando nos próprios modelos o conflito, como um dos agentes de um equilíbrio sempre renovado e sempre instável.

7 – Introdução à Sociologia

Autor: T. B. Bottomore
Editora: LTC
Preço: 20,00

Sinopse

Este livro-texto de Sociologia, amplamente usado nas faculdades de ciências sociais de vários países, inclusive do Brasil, é um estudo fundamental para o desenvolvimento moderno da pesquisa e da teoria sociológica, cuja importância cresceu rapidamente nos últimos anos e assumiu características inteiramente novas em decorrência de mudanças sociais e políticas no mundo. Esta edição destaca o desenvolvimento recente do estruturalismo e o renovado interesse pelo debate a respeito de valor e ideologia em ciência social, examinando também os mais recentes estudos e controvérsias sobre a natureza das sociedades industriais, do capitalismo moderno, as mudanças nas estruturas de classes dos diferentes tipos de sociedade de hoje, as novas perspectivas para os países em desenvolvimento e o surgimento de novos movimentos políticos no mundo. Este livro apresenta os princípios e os métodos da Sociologia sob o ângulo de suas relações com uma sociedade subdesenvolvida, mostrando como os postulados dessa ciência se aplicam, na prática, a um país em processo de industrialização, cuja organização econômica e social sobre transformações profundas em decorrência desse processo. Dessa forma, as instituições políticas e econômicas, a estrutura da família, a estratificação social, os hábitos e a opinião pública, a religião e a moral, o direito e a educação são focalizados não como estruturas rígidas ou conceitos abstratos passíveis de uma investigação sociológica formalista, mas como realidades vivas em permanente processo de transformação.

8 – Sociologia (Governo do Estado do Paraná)

Livro elaborado pelo Governo do Estado do Paraná e que é disponibilizado de graça pela internet.

  1. André Luiz Villares Monteiro

    Há uma mistura de livros didáticos para serem usados no ensino médio com outras publicações, mais voltados para o estudante universitário (como esse último livro do Bottomore).
    De todos, eu recebi o livro “Sociologia para o ensino médio”, de Nelson Tomazi; eu já tinha uma edição antiga dele e gostei de saber que foi aprovado para a seleção de livros didáticos. É bem provável que eu escolha este, pois tem muito a ver com o currículo elaborado pela Secretaria de Educação do RJ.
    “Interessante” a diferença de preços entre esse livro, que sei que foi aprovado pelo PNLD 2012, para os demais (que eu não sei se foram aprovados!!).

  2. Alan Moreira

    Há muito o que percorrer. Será preciso uma maior organização para que a sociologia conquiste o espaço perdido (dessas idas e vindas) .

  3. Será que tem como conseguir o primeiro livro? Que foi elaborado pela UEL?

    Se puder responder agradeço.

    • Denis Wesley

      Prezada Mariana

      Até agora estou procurando o livro na forma E-book, mas não obtive sucesso. Caso consiga achar, estarei disponibilizando neste espaço.

      Você também pode entrar em contato diretamente com a editora pelo e-mail eduel@uel.br.

      Não sei o objetivo que você quer, mas eu indico o artigo de Rosemary de Oliveira Almeida – UECE em conjunto com Felícia Maria de Sousa Lima – Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha e Judas Tadeu Pereira Alves – Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco. que fala da Aventura do Espírito”: a Sociologia e a formação de jovens no Ensino Médio

      Espero ter ajudado….

  4. Marcos Paulo

    Lirvos de Sociologia para o Ensino médio este é um grande assunto a se discutir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.984 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: