II Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais/Nordeste


II Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais/Nordeste

II ERECS/NE

Os estudantes da Universidade Federal e Federal Rural de Pernambuco, UFPE e UFRPE, convocam, através da Comissão Organizadora, à participação ao II Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais/Nordeste. Nosso evento acontecerá de 20 a 25 de abril de 2011, na cidade de Caruaru, agreste pernambucano, no Centro de Formação Paulo Freire, assentamento Normandia, na BR 104. O II ERECS NE tem por tema “germinar com arte e subverter com ciência: combatendo a produção mercadológica do conhecimento e dialogando com as lutas sociais”.

 

 

 

A carta do Evento

Por que Normandia ?

Há uma inquietação nas universidades. Alguns não se conformam com a realidade vigente. Como subverter o sistema? De que meios nós, estudantes, dispomos para lutar? É possível a transformação? O sucesso do movimento estudantil enquanto elemento de construção política da sociedade civil organizada nunca esteve tão incerto, seja em sua instrumentalização por discursos institucionais ou pela desmobilização oriunda do fetiche provocado pela latente necessidade de se adaptar à rotina paralisante de um capitalismo aparentemente inquestionável.

Questionando sobre os contextos atuais do fazer político e sobre os possíveis espaços para um sujeito revolucionário, alguns estudantes de ciências sociais da UFPE e UFRPE enxergam nos encontros estudantis uma grande possibilidade de se (re)pensar um contexto histórico que a nós demanda uma atuação política específica. Um espaço potencialmente capaz de nos motivar a reaproximar o pensamento crítico da nossa vida cotidiana.

O que é a crítica senão uma pergunta pela legitimidade daquelas decisões históricas que têm um impacto público? O capitalismo moderno, enquanto empreendedor de interesses particulares que se apropriam de uma história coletiva, procurou sempre fugir às respostas requisitadas pela crítica e hoje, na intensidade com que impõe um ritmo de vida aos corpos – de forma a que possam assim sobreviver no sistema – nos faz hesitar inclusive a colocar os questionamentos.

É hora de reafirmar a necessidade da pergunta colocada pela crítica enquanto eixo de orientação para construção política de uma sociedade emancipada. Motivados pela esperança de viabilizar essa perspectiva, pensamos e discutimos a vinda do ERECS 2011 para Pernambuco, após muitas reflexões a respeito dos modelos tradicionais dos nossos encontros estudantis e das nossas possibilidades de ir além do até então inventado. Cabe a nós, agora, questionar a história e tentar a reinvenção, não só de ações estratégicas, mas também da esperança.

Nesse sentido, construímos a posição de levarmos o nosso ERECS para a Normandia, espaço de encontros do MST, na cidade de Caruaru, a 135 quilômetros de Recife. Estamos concentrados,numa esperança comum de ressignificar o fazer coletivo, aproveitando a simbologia que faz parte de um espaço dedicado à organização sem-terra. A Normandia tem estrutura física apropriada para esse tipo de evento e, mais ainda, para construirmos um encontro autogestionado. Esperamos a compreensão e, se estivermos sintonizados nessa filosofia, o incentivo das outras universidades nordestinas. O desafio está lançado. É hora de tentarmos materializar as nossas ideologias do espírito.

Mais informações acessem o Blog do evento: http://erecsne2011.blogspot.com/

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 14/03/2011, em ERECES/NE. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Muito bom o site…parabéns!!!

  2. Denis Wesley

    Obrigado, mas seria melhor que você se identificasse. Este blog vai deixar passar esse comentário, mas não será aceito comentário anônimo.

    Att. Denis Wesley

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: