O que fazer depois de terminar a faculdade?


O que fazer depois de terminar a faculdade?

Após anos de estudo, você finalmente vai ter tempo para fazer o que quiser. Ou não?

O término da faculdade significa também decidir para onde rumar (uma tarefa nada fácil, diga-se de passagem). É nessa hora que surge a pergunta: o que fazer depois de terminar a graduação?

Muitos especialistas dizem que o mercado de trabalho não está para brincadeira e que, portanto, é melhor não perder tempo e fazer logo uma pós-graduação ou MBA. Se antes se falava em esperar um ano ou dois para se dedicar novamente aos estudos, segundo eles, o negócio agora é pensar em que especialização fazer um ano antes de terminar a faculdade. Se você já tem em mente o que quer seguir em sua carreira, esse não será um grande problema. Mas, e se você não tem a menor ideia?

Daí, você não pode tirar o olho das chamadas ‘variáveis macro’, que são fatores mais gerais que podem influenciar sua decisão. Para quem não tem muita certeza de que direção dará à vida profissional, o mais indicado é optar por um curso de currículo mais generalista, que ajude a entender a dinâmica das empresas e do mercado. Outra variável macro importante é a região onde você mora e trabalha. Se você pretende se mudar para o interior, por exemplo, terá de rever suas opções: o curso de Agrobusiness tem valores diferentes em Mato Grosso e São Paulo.

Pode ser também que você ainda não tenha maturidade pessoal e profissional para escolher sua especialização. Então, é melhor esperar um pouco, assim vai poder aproveitar melhor o curso. Enquanto isso, pode dedicar-se a um curso de curta duração específico para sua área de atuação. Por exemplo: se você terminou uma faculdade de Administração, pode estudar Finanças ou Avaliação de Empresas. Certamente, serão especialidades que contarão pontos em seu currículo.
Outra alternativa é dedicar-se ao estudo intensivo de idiomas. Já estamos cansados de ouvir o quão importante é saber uma segunda e até terceira línguas. Então, porque não aproveitar esse tempo, digamos, ‘ocioso’, para aprender um novo idioma? Essa é uma opção de relativo baixo investimento que pode agregar muito em seu perfil profissional.

E, última dica: independentemente de frequentar ou não uma pós ou MBA, é importante nunca deixar de estar atualizado sobre sua área de atuação macro. Leia sites, revistas e livros voltados aos assuntos pertinentes à sua graduação. Um profissional bem informado está sempre um passo à frente de quem não está interessado no mercado de trabalho.

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br/carreira

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 01/04/2011, em Vida pós-universidade. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: