Dica de estudo – O método


SUPERDICAS DE ESTUDO – O MÉTODO

Uma vez que já está ciente e aplicando as SUPERDICAS INICIAIS, o candidato deve inicialmente identificar a matéria que vai estudar nos 50 minutos (lembrando que depois deve ter os 10 minutos de descanso). Feito isso, começa-se lendo toda a matéria. Lê-se na seqüência, sem voltar, e concentrando-se o máximo possível. Se dentro desse período de 50 minutos o candidato conseguir ler um capítulo inteiro, deve passar para a fase seguinte, que é de apenas repassar rapidamente pelos parágrafos para identificar algum conceito. Quando identificar conceito, sublinhá-lo. Deve-se ter cuidado, pois às vezes o autor do livro ou apostila não registra nenhum conceito, mas vai abordando o assunto ao longo de todo o texto. Uma coisa é diferente da outra. Deve-se, também, identificar quais são as palavras principais quando o autor faz alguma diferenciação ou divisão. Essas palavras são importantes para o candidato fazer o esquema das chaves e mapa mental (a serem abordados oportunamente). Os conceitos devem ser anotados em separado para uma leitura resumida ao final do dia de estudo, inclusive utilizando as chaves e mapa mental.Descansar 10 minutos e recomeçar os outros 50 de estudo e assim sucessivamente ao longo do dia.

Complementando para utilizar toda a técnica, por itens:

1) leitura completa inicial;

2) releitura;

3) identificar os conceitos;

4) anotar em separados os conceitos;

5) identificar as diferenciações ou classificações;

6)elaboração das chaves;

7) elaboração do mapa mental e

8) repasse ao final do dia dos conceitos, chaves e mapa mental, realizados no dia. Descanso de 10 minutos.

No dia seguinte recomeça-se lendo novamente TODOS os conceitos, chaves e mapas mentais já elaborados desde o início do estudo, tudo dentro dos 50 minutos, pois isso propicia a memorização.

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 02/04/2011, em Vida pós-universidade. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

