Quandro de Horário


ATUALIZAÇÃO DO TEMA “QUADRO DE HORÁRIO”

É importante para o candidato utilizar uma tabela de horário, de forma a organizar seu estudo.

Prefiro uma tabela que apresente o tempo de estudo e descanso, pois o candidato pode iniciar suas atividades imediatamente à sua disponibilidade, sem a necessidade que aguardar a chamada “hora inteira”, conforme apontam algumas tabelas.

Veja que essas outras tabelas trazem horários fixos e partem daí sua divisão, o que pode levar o candidato a preferir aguardar uma determinada hora para iniciar.

Por outro lado, se a tabela faz referência apenas ao tempo de estudo e descanso, ele pode iniciar a qualquer momento, passando a registrar seus minutos, independentemente de qual hora seja.

Na tabela, fiz uma divisão para os períodos matutino, vespertino e noturno, bem como todos os dias da semana, inclusive tempo para refeições, descansos e revisões.

Cabe ao candidato registrar as matérias que vai estudar no dia escolhido, devendo sempre lembrar, também, que a vida não é somente feita de estudo, sendo que há necessidade de praticar esportes, estar com a família, religião, etc.

Por fim, o importante é que o concurseiro saiba em quais situações “gasta seu tempo” e como pode reduzir seu percentual de utilização de forma a sobrar mais tempo para o estudo.

A análise disso não é complicada:

1.Sono …………….. 8 horas (33,34%)
2.Jornada de Trabalho .. 8 horas (33,34%)
3.Transporte ……….. 2 horas (08,33%)
4. Alimentação/Higiene.. 2 horas (08,33%)
5.Outros …………… 1 horas (04,16%)
6.Estudo …………… 3 horas (12,50%)
Total:……………… 24 horas (100%)

Então: seria possível reduzir algum ou alguns dos itens 1 a 5 de forma a se aumentar o percentual do item 6?

A sugestão é: faça anotações ao longo de uma semana de quanto tempo “gasta” em cada situação particular e vá adaptando ao longo das demais semanas, de forma que fixe um padrão razoável posteriormente.

Enquanto isso não perca o precioso percentual já mínimo de tempo de estudo.

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 02/04/2011, em Vida pós-universidade. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

