A sociologia vai à escola


A sociologia vai à escola

A inclusão da disciplina sociologia no currículo das escolas brasileiras foi motivo de comemoração para os cientistas sociais do país em 2 de junho de 2008, quando a Lei n. 11.684, que torna essa inclusão obrigatória em todos os anos de escolaridade do ensino médio, começou a vigorar. Passado esse primeiro momento, os responsáveis pelo currículo nos governos federal e estadual, a universidade, as escolas públicas e privadas e a própria sociedade se veem agora diante dos desafios que a mudança introduzida pela lei impõe.

Os professores Anita Handfas (UFRJ) e Luiz Fernandes de Oliveira (UERJ) compreenderam a real dimensão desse desafio e, no âmbito do I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, que se realizou na UFRJ em 2008, convidaram professores, licenciandos e pesquisadores de vários estados e instituições do país para, junto com eles, refletir sobre a história da sociologia no Brasil como componente curricular na educação básica, os fundamentos e metodologias de ensino de sociologia nas escolas e a formação do professor para essa atividade. O resultado é um livro que reúne 17 artigos que tratam do tema de forma diversificada e abrangente e que não poderia chegar em melhor hora.

Handfas e Oliveira consideram marcante para o ensino de sociologia o contexto atual e apresentam com precisão os desafios a serem enfrentados: “No plano institucional, caberá às instituições responsáveis pela formação docente pensar em alternativas teórico-metodológicas para o ensino e a prática pedagógica do professor. Por sua vez, as escolas públicas e privadas de educação básica deverão implementar alternativas curriculares, de modo a criar as condições necessárias para que os professores que já exercem o magistério possam desenvolver uma prática pedagógica consistente e rigorosa. No plano social, cabe destacar a necessidade de empreender iniciativas teóricas e práticas que visem à melhoria do ensino a partir de projetos que possam articular o intercâmbio entre a universidade e a escola, especialmente a escola pública.”

Como os legisladores que a estabeleceram, os organizadores do livro têm uma expectativa positiva em relação à inclusão da sociologia nas escolas. Segundo Handfas e Oliveira, “a presença da sociologia como disciplina escolar pode vir a constituir-se em eixo articulador de uma concepção curricular assentada nos princípios do trabalho, da ciência e da cultura, contribuindo de forma efetiva para a melhoria do ensino. Nessa perspectiva, faz-se urgente abrir canais de discussão que possam favorecer a reflexão teórica rigorosa sobre a pesquisa em ensino de sociologia, buscando superar o estágio atual de pouco acúmulo de elaboração nesse campo específico de pesquisa”.

Esses canais de discussão começaram a ser abertos quando os organizadores e autores dos artigos deste livro se encontraram e tiveram a ideia de publicá-lo, e com certeza vão ser ampliados agora que ele chega às livrarias e ao alcance de todos os que se preocupam com a qualidade do ensino e a promoção da cidadania no país.

Fonte: Editora Libre

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 03/04/2011, em Sociologia no Ensino Médio. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: