Curso: Edgar Morin e os sete saberes necessários à educação do futuro


Curso: Edgar Morin e os sete saberes necessários à educação do futuro

Professor Claudia Carrera Diniz
Duração estimada 24 horas
Tempo para acesso 60 dias
Inscrições até inscrições ilimitadas
Categoria Educação
Palavras-chave
complexidade, edgar morin, sete saberes necessários à educação do futuro
Descrição

O curso tem como objetivo principal apresentar as contribuições do pensamento de Edgar Morin para educação com foco em sua obra “Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro.” A mesma apresenta a sistematização de um conjunto de reflexões que servem como ponto de partida para se repensar a educação do século XXI, na visão de Morin.

Objetivos

Conhecer a biografia de Edgar Morin;

Apresentar as contribuições do pensamento de Edgar Morin para educação;

Entender obra “Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”;

Refletir sobre a educação do século XXI.

Público-alvo

Este curso é direcionado aos profissionais da educação e estudantes que procuram atualização no assunto, que estão em busca de novos desafios e querem obter maior aprendizado sobre a educação no século XXI.

Sumário

Módulo 1: Conhecendo Edgar Morin

Aula 1: Introdução

Aula 2: Biografia Edgar Morin

Aula 3: Os saberes e a complexidade

Aula 4: Exercícios de fixação

Módulo 2: Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro

Aula 1: Introdução aos Sete Saberes

Aula 2: As cegueiras do conhecimento: erro e a ilusão

Aula 3: Os princípios do conhecimento pertinente

Aula 4: Ensinar a condição humana

Aula 5: Ensinar a identidade terrena

Aula 6: Enfrentar as incertezas

Aula 7: Ensinar a compreensão

Aula 8: Ética do gênero humano

Aula 9: Os sete saberes por Prof Dr. Edgard Carvalho

Aula 10: Exercícios de fixação

Módulo 3: Complexidade

Aula 1: Complexidade por Edgar Morin

Aula 2: A Complexidade (parte 1)

Aula 3: A Complexidade (parte 2)

Aula 4: Reforma na Educação e o Pensamento Cartesiano

Aula 5: Qual é a Educação necessária para o século XXI?

Aula 6: Conclusão

Aula 7: Referências

Fonte: http://www.learncafe.com/cursos/edgar-morin-e-os-sete-saberes-necessarios-a-educacao-do-futuro

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 08/07/2011, em Extensões Universitárias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

