Ementas das matérias do Curso de Ciências Sociais da UFS


Ementas das matérias do Curso de Ciências Sociais da UFS

Ementas das matérias do Curso de Ciências Sociais da Univseridade Federal de Sergipe

405011 – Antropologia I
Visão panorâmica da Antropologia em termos de fundamentos. O processo de formação e os principais conceitos, sobretudo o conceito de cultura: a importância do trabalho de campo na definição dos rumos da antropologia.

405012 – Antropologia II
Apresentação das principais escolas antropológicas. Teorias clássicas: o evolucionismo e a escola Histórico-Cultural (Difusionismo); Teorias modernas: Boas e a Escola americana; a Escola francesa (Durkheim e Mauss); e o Funcionalismo de Malinowski e Radcliff-Brown.

405013 – Antropologia III
Principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo. O estruturamento de Levi-Strauss. O neo-evolucionismo, a Antropologia Interpretativista e as mais novas tendências do pensamento antropológico.

405014 – Antropologia IV
Organização social e parentesco. Questões básicas sobre a Organização Social e parentesco e suas influências sobre a produção da existência, da divisão do trabalho e organização política das chamadas sociedades “primitivas” com ênfase no estudo dos clássicos; discutir a importância dos princípios de organização social sobre as regaras que orientam a produção, distribuição e consumo nas sociedades conhecidas.

405015 – Folclore Brasileiro
Folclore na perspectiva da Antropologia. Estudos de Folclores no Brasil. Análise de manifestações folclóricas: contexto e significado. Os usos do folclore no Brasil.

405016 – Etnologia Brasileira I
Estudos das sociedades indígenas brasileiras nos seus aspectos sociais, econômicos, políticos, rituais, mágico-religioso e cosmológico. As sociedades indígenas e suas relações com a sociedade nacional.

405017 – Etnologia Brasileira II
A vertente antropológica sobre o negro no Brasil. A herança cultural africana. Relações no Brasil e as formas de organização do negro.

405018 – Cultura Brasileira
Abordagem conceitual. Análise e características da cultura brasileira, as manifestações da cultura brasileira: a cultura artística, as criações populares e a política nacional de cultura.

405019 – Fundamentos de Arqueologia Pré-histórica Brasileira
A arqueologia pré-histórica: natura e objetivos. A arqueologia brasileira: objetivo, evolução e campos de ação. Principais sítios arqueológicos. Testemunhos líticos: tipologia brasileira. Testemunhos cerâmicos: tipologia brasileira. Pinturas e gravuras rupestres: evidências brasileiras. A Arqueologia e o arqueólogo. O trabalho de campo e suas etapas. Técnicas de escavação: aplicabilidade no Brasil. Estudo e classificação do material arqueológico.

405021 – Antropologia Econômica
Objeto e método da Antropologia Econômica. Formações econômicas não capitalistas. Produção. Meios de produção. Relações de produção. Relações de circulação. Forma de Estado e de consciência em relação às condições de produção e de circulação.

405022 – Antropologia da Saúde
Considerando o homem como uma totalidade, da qual a condição biológica é apenas um de seus componentes, apresenta o campo da Antropologia Médica, a problemática da enfermidade e do fenômeno médico na história das tradições teórico-metodológicas da Antropologia, enfocando a discussão nas seguintes questões: as teorias da enfermidade como produto cultural; A construção social da realidade clínica; as reflexões em torno do conceito de eficácia e antropologia da Saúde no Brasil.

405023 – Tópicos Especiais de Antropologia
Os Tópicos Especiais serão oferecidos, ocasionalmente, e terão seu conteúdo definido a partir dos seguintes critérios:

1)continuação programática de disciplinas obrigatórias ou optativas do fluxo da habilitação em Antropologia e

2)definição oportuna de temas de interesse relevante para a Antropologia.

405024 – Antropologia V
Visão panorâmica da Antropologia no contexto da história institucional das Ciências Sociais no país. Conexões entre a atuação de certos personagens e o contexto institucional, teórico e político de pesquisadores e docentes. As tradições que a disciplina veio a implantar no Brasil no processo de sua instalação (etnologia indígena, antropologia da Sociedade Nacional). A “ABA”, a “Sociedade Brasileira de Antropologia” e a “Sociedade de Etnografia e Folclore”.

405031 – Política I
A análise política, categorias, conceitos, problemas básicos da ciência política contemporânea. Diferentes perspectivas teórico-metodológicas. A construção da Ciência Política.

405032 – Política II
Teóricos do Estado Absolutista. Maquiavel, Hobbes. As revoluções burguesas e o pensamento político. Locke, Rousseau, Montesquieu, Burke e Toqueville.

405033 – Política III
A revolução industrial e o Estado Liberal. Hegel e o Estado Moderno. Movimentos sociais no século XIX. Anarquismo e Socialismo. Marx e Engels.

405034 – Política IV
Estado contemporâneo e Regimes Políticos: Socialismo Real, Nazi-Facismo, Social-democracia e Neoliberalismo. Teorias Políticas contemporâneas.

405038 – Tópicos Especiais de Política
Os tópicos especiais serão oferecidos ocasionalmente e terão seu conteúdo definido a partir dos seguintes critérios:

1)continuação programática de disciplinas obrigatórias ou optativas do fluxo da habilitação em Política e

2) definição oportuna de termo de interesse relevante para a política.

405039 – Política V
Ambigüidade do Liberalismo Brasileiro: O sistema Político Oligárquico Republicano, A Revolução de Trinta e a formação do Estado Nacional; Nacionalismo e Populismo, Reforma e revolução: Interpretação sobre o golpe de 64; A questão da democracia no Brasil contemporâneo.

405041 –Sociologia I
Abordagem da Sociologia em suas bases históricas, objeto de estudo e conceitos fundamentais a partir das concepções de Durkhein, Weber e Marx.

405042 – Sociologia II
Abordagem do paradigma durkheimiano em seus antecedentes teóricos, aprofundamento da teoria e fundamentos metodológicos de Durkeim e desdobramentos da sociologia durkheimiana no século XX.

405043 – Sociologia III
Antecedentes teóricos da abordagem weberiana, fundamentos teóricos e metodológicos e os desdobramentos da sociologia compreensiva no século XX.

405044 – Sociologia IV
Bases filosóficas da abordagem de Marx, teoria e método do paradigma marxista e seus desdobramentos no século XX.

405045 – Sociologia Rural
Abordagem das relações campo/cidade: o embate tradicionalismo e modernidade. Diversidades teóricas da Sociologia Rural. Penetração do capitalismo no campo e a sua repercussão sobre as relações de produção, de dominação e de poder. A análise destes conteúdos deve contemplar a realidade brasileira.

405046 – Sociologia do Desenvolvimento Agrário
Análise da questão agrária enquanto fenômeno nascido do capitalismo. Correlação entre a questão agrária e questão agrícola. As políticas agrárias e agrícolas versus demandas do homem do campo. Os movimentos sociais e populares frente às questões agrárias e agrícolas. Análise da realidade brasileira.

405048 – Sociologia do Desenvolvimento
Abordagem das questões do desenvolvimento. Análise da expansão do desenvolvimento capitalista: colonialismo, imperialismo e globalização enfocando as realidades latino-americanas e brasileiras.

405049 – Sociologia da Educação I
Abordagem da natureza da Sociologia da Educação. Diversidades teóricas da Sociologia da Educação. Educação como processo social. Educação e estrutura social. Educação e Estado. Educação e desenvolvimento. Educação, inovação e mudança social.

405051 – Sociologia do Trabalho
Abordagem das relações de trabalho como categoria sociológica e as diferentes concepções sobre o trabalho. Organização e divisão social do trabalho e relações do trabalhador com a sociedade e o Estado. Reivindicações trabalhistas, formação de instituições trabalhistas. Análise da formação profissional social e política do trabalhador urbano e rural. Análise das relações de trabalho na sociedade brasileira.

405042 – Sociologia das Organizações Complexas
Abordagem da natureza da Sociologia das Organizações Complexas. Diversidades teóricas da Sociologia das Organizações Complexas: estudo das principais concepções teóricas. A burocracia como organização formal. Burocracia e Poder, relações entre burocracia e tecnologia. Burocracia e Estado. O papel do intelectual na burocracia. Análise da estrutura burocrática brasileira.

405053 – Sociologia Ambiental
Abordagem das especificidades do estudo sociológico na questão ambiental discutindo a relação homem/sociedade/natureza. Desenvolvimento e a questão ambiental, dando ênfase às questões específicas do desenvolvimento e meio ambiente do Brasil.

405054 – Sociologia da Educação II
Abordagem das relações entre educação e cultura; movimentos e populares, urbanos e rurais; a busca por educação. Análise dos movimentos populares e sociais. Educação popular e cultura popular. O papel do Estado, da Igreja e da Mídia na educação popular e na educação formal. Educação popular e educação formal.

405046 – Sociologia do Planejamento
Abordagem da natureza da Sociologia do Planejamento. As diferenciações entre planejamento e planificação. Estado e Planejamento. Planejamento nacional, regional e local. Relações de planejamento inter-setorial.

405057 – Sociologia da Religião
Abordagem da natureza da Religião como elemento da cultura humana. Histórico da disciplina; principais modelos analíticos; o papel social da religião: organização, significado e participação social das diferentes comunidades e seitas religiosas; religião e controle social; estudos das religiões e organizações regionais no Brasil.

405058 – Tópicos Especiais de Sociologia
Os Tópicos especiais serão oferecidos, ocasionalmente, e terão seu conteúdo definido a partir dos seguintes critérios: 1)continuação de disciplinas obrigatórias ou optativas do fluxo da habilitação em Sociologia e 2)definição oportuna de tema de interesse relevante para a Sociologia.

405059 – Sociologia V
Abordagem das principais correntes do pensamento sociológico latino-americano contemporâneo.

405061 – Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais I
A produção do conhecimento científico na pesquisa. A reconstrução social da realidade. A relação teoria e método. A quantificação nas Ciências Sociais. A formulação do problema. Hipóteses e a operacionalização das variáveis. O questionário, a amostragem. Survey: aplicações e limitações.

405062 – Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais II
Análise de métodos e técnicas qualitativas nas Ciências Sociais. O estudo de caso, a história de vida e o método biográfico. A observação participante. A entrevista. A análise de conteúdo e a análise de discurso nas Ciências Sociais.

405065 – Introdução à Pesquisa I
Realização de um projeto de pesquisa, com base nos conteúdos das disciplinas, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais I e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais II, de caráter teórico ou empírico, sob a orientação de professor especialmente designado pelo departamento de Ciências Sociais, que avaliará o desempenho do aluno.

405066 – Iniciação à Pesquisa II
Realização de pesquisa empírica ou teórica e confecção do relatório da referida disciplina (monografia) sob a orientação de professor designado pelo Departamento de Ciências Sociais e também do professor responsável pela disciplina “Seminário de Pesquisa II” que coordenará seminários acompanhando o desenvolvimento do trabalho de pesquisa do estudante.

405067 – Estágio Supervisionado
Treinamento profissional em órgãos públicos e privados para execução de projetos, estudos e pesquisas no campo das Ciências Sociais.

405071 – Epistemologia das Ciências Humanas
Conceitos de Epistemologia e Filosofia das Ciências, História das Ciências. Questões de Epistemologia das Ciências. Questões de Sociologia do Conhecimento. Pressupostos Epistemológicos das Ciências Humanas. Algumas concepções epistemológicas em Ciências Humanas.

405082 – Métodos de Análise e Interpretação Social II
Abordagem das teorias de investigação social contemporâneas: estrutural-funcionalismo, fenomenologia, individualismo metodológico, praxiologia, socio-biologia.

405083 – Introdução às Ciências Sociais
O programa da disciplina deve concentrar-se na evolução das Ciências Sociais ao longo do tempo, a fim de que se possa caracterizar a evolução do pensamento relacionado ao desenvolvimento das demais Ciências Sociais.

405084 – Sociologia Urbana
Abordagens dos processos de urbanização a partir de diversas perspectivas teóricas. O papel do Estado no processo de urbanização. Os movimentos sociais e urbanos. Os conteúdos devem contemplar ma realidade latino-americana, especialmente a brasileira.

405091 – Teorias Políticas Contemporâneas
Abordagem das teorias políticas mais recentes, contextualizando-se diante das grandes questões sociais, econômicas e políticas desse final de século. Assim, recortes teóricos tais como a Teoria da Justiça, a Teoria da Ação Comunicativa, a Teoria dos Jogos, a Teoria das Novas Formas da Ação Coletiva, o Marxismo analítico etc., serão revisitados e retrabalhados comparativamente.

405092 – Teorias da Ação Coletiva
Abordagem da crise que atinge as formas tradicionais e classista de ação coletiva (sindicalismo, militantismo político etc.) no Brasil e no mundo. Discussão das implicações políticas e teóricas da emergência, nas duas últimas décadas, de novos tipos de ação (associativismo, movimento ecológico, movimentos sociais não classistas etc.), principalmente no que diz respeito às novas conotações que a distinção clássica público/privado assume nas sociedades atuais.

405093 – Política e Mídia
Abordagem da relação estreita entre mídia e política no mundo contemporâneo; influências do marketing nas estratégias e nos discursos dos atores políticos; Mudanças nas campanhas eleitorais no Brasil.

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 08/07/2011, em Ciências Sociais em Sergipe. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: