Ementas das matérias do Curso de Ciências Sociais da UFS
Ementas das matérias do Curso de Ciências Sociais da UFS
405011 – Antropologia I
Visão panorâmica da Antropologia em termos de fundamentos. O processo de formação e os principais conceitos, sobretudo o conceito de cultura: a importância do trabalho de campo na definição dos rumos da antropologia.
405012 – Antropologia II
Apresentação das principais escolas antropológicas. Teorias clássicas: o evolucionismo e a escola Histórico-Cultural (Difusionismo); Teorias modernas: Boas e a Escola americana; a Escola francesa (Durkheim e Mauss); e o Funcionalismo de Malinowski e Radcliff-Brown.
405013 – Antropologia III
Principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo. O estruturamento de Levi-Strauss. O neo-evolucionismo, a Antropologia Interpretativista e as mais novas tendências do pensamento antropológico.
405014 – Antropologia IV
Organização social e parentesco. Questões básicas sobre a Organização Social e parentesco e suas influências sobre a produção da existência, da divisão do trabalho e organização política das chamadas sociedades “primitivas” com ênfase no estudo dos clássicos; discutir a importância dos princípios de organização social sobre as regaras que orientam a produção, distribuição e consumo nas sociedades conhecidas.
405015 – Folclore Brasileiro
Folclore na perspectiva da Antropologia. Estudos de Folclores no Brasil. Análise de manifestações folclóricas: contexto e significado. Os usos do folclore no Brasil.
405016 – Etnologia Brasileira I
Estudos das sociedades indígenas brasileiras nos seus aspectos sociais, econômicos, políticos, rituais, mágico-religioso e cosmológico. As sociedades indígenas e suas relações com a sociedade nacional.
405017 – Etnologia Brasileira II
A vertente antropológica sobre o negro no Brasil. A herança cultural africana. Relações no Brasil e as formas de organização do negro.
405018 – Cultura Brasileira
Abordagem conceitual. Análise e características da cultura brasileira, as manifestações da cultura brasileira: a cultura artística, as criações populares e a política nacional de cultura.
405019 – Fundamentos de Arqueologia Pré-histórica Brasileira
A arqueologia pré-histórica: natura e objetivos. A arqueologia brasileira: objetivo, evolução e campos de ação. Principais sítios arqueológicos. Testemunhos líticos: tipologia brasileira. Testemunhos cerâmicos: tipologia brasileira. Pinturas e gravuras rupestres: evidências brasileiras. A Arqueologia e o arqueólogo. O trabalho de campo e suas etapas. Técnicas de escavação: aplicabilidade no Brasil. Estudo e classificação do material arqueológico.
405021 – Antropologia Econômica
Objeto e método da Antropologia Econômica. Formações econômicas não capitalistas. Produção. Meios de produção. Relações de produção. Relações de circulação. Forma de Estado e de consciência em relação às condições de produção e de circulação.
405022 – Antropologia da Saúde
Considerando o homem como uma totalidade, da qual a condição biológica é apenas um de seus componentes, apresenta o campo da Antropologia Médica, a problemática da enfermidade e do fenômeno médico na história das tradições teórico-metodológicas da Antropologia, enfocando a discussão nas seguintes questões: as teorias da enfermidade como produto cultural; A construção social da realidade clínica; as reflexões em torno do conceito de eficácia e antropologia da Saúde no Brasil.
405023 – Tópicos Especiais de Antropologia
Os Tópicos Especiais serão oferecidos, ocasionalmente, e terão seu conteúdo definido a partir dos seguintes critérios:
1)continuação programática de disciplinas obrigatórias ou optativas do fluxo da habilitação em Antropologia e
2)definição oportuna de temas de interesse relevante para a Antropologia.
405024 – Antropologia V
Visão panorâmica da Antropologia no contexto da história institucional das Ciências Sociais no país. Conexões entre a atuação de certos personagens e o contexto institucional, teórico e político de pesquisadores e docentes. As tradições que a disciplina veio a implantar no Brasil no processo de sua instalação (etnologia indígena, antropologia da Sociedade Nacional). A “ABA”, a “Sociedade Brasileira de Antropologia” e a “Sociedade de Etnografia e Folclore”.
405031 – Política I
A análise política, categorias, conceitos, problemas básicos da ciência política contemporânea. Diferentes perspectivas teórico-metodológicas. A construção da Ciência Política.
405032 – Política II
Teóricos do Estado Absolutista. Maquiavel, Hobbes. As revoluções burguesas e o pensamento político. Locke, Rousseau, Montesquieu, Burke e Toqueville.
405033 – Política III
A revolução industrial e o Estado Liberal. Hegel e o Estado Moderno. Movimentos sociais no século XIX. Anarquismo e Socialismo. Marx e Engels.
405034 – Política IV
Estado contemporâneo e Regimes Políticos: Socialismo Real, Nazi-Facismo, Social-democracia e Neoliberalismo. Teorias Políticas contemporâneas.
405038 – Tópicos Especiais de Política
Os tópicos especiais serão oferecidos ocasionalmente e terão seu conteúdo definido a partir dos seguintes critérios:
1)continuação programática de disciplinas obrigatórias ou optativas do fluxo da habilitação em Política e
2) definição oportuna de termo de interesse relevante para a política.
405039 – Política V
Ambigüidade do Liberalismo Brasileiro: O sistema Político Oligárquico Republicano, A Revolução de Trinta e a formação do Estado Nacional; Nacionalismo e Populismo, Reforma e revolução: Interpretação sobre o golpe de 64; A questão da democracia no Brasil contemporâneo.
405041 –Sociologia I
Abordagem da Sociologia em suas bases históricas, objeto de estudo e conceitos fundamentais a partir das concepções de Durkhein, Weber e Marx.
405042 – Sociologia II
Abordagem do paradigma durkheimiano em seus antecedentes teóricos, aprofundamento da teoria e fundamentos metodológicos de Durkeim e desdobramentos da sociologia durkheimiana no século XX.
405043 – Sociologia III
Antecedentes teóricos da abordagem weberiana, fundamentos teóricos e metodológicos e os desdobramentos da sociologia compreensiva no século XX.
405044 – Sociologia IV
Bases filosóficas da abordagem de Marx, teoria e método do paradigma marxista e seus desdobramentos no século XX.
405045 – Sociologia Rural
Abordagem das relações campo/cidade: o embate tradicionalismo e modernidade. Diversidades teóricas da Sociologia Rural. Penetração do capitalismo no campo e a sua repercussão sobre as relações de produção, de dominação e de poder. A análise destes conteúdos deve contemplar a realidade brasileira.
405046 – Sociologia do Desenvolvimento Agrário
Análise da questão agrária enquanto fenômeno nascido do capitalismo. Correlação entre a questão agrária e questão agrícola. As políticas agrárias e agrícolas versus demandas do homem do campo. Os movimentos sociais e populares frente às questões agrárias e agrícolas. Análise da realidade brasileira.
405048 – Sociologia do Desenvolvimento
Abordagem das questões do desenvolvimento. Análise da expansão do desenvolvimento capitalista: colonialismo, imperialismo e globalização enfocando as realidades latino-americanas e brasileiras.
405049 – Sociologia da Educação I
Abordagem da natureza da Sociologia da Educação. Diversidades teóricas da Sociologia da Educação. Educação como processo social. Educação e estrutura social. Educação e Estado. Educação e desenvolvimento. Educação, inovação e mudança social.
405051 – Sociologia do Trabalho
Abordagem das relações de trabalho como categoria sociológica e as diferentes concepções sobre o trabalho. Organização e divisão social do trabalho e relações do trabalhador com a sociedade e o Estado. Reivindicações trabalhistas, formação de instituições trabalhistas. Análise da formação profissional social e política do trabalhador urbano e rural. Análise das relações de trabalho na sociedade brasileira.
405042 – Sociologia das Organizações Complexas
Abordagem da natureza da Sociologia das Organizações Complexas. Diversidades teóricas da Sociologia das Organizações Complexas: estudo das principais concepções teóricas. A burocracia como organização formal. Burocracia e Poder, relações entre burocracia e tecnologia. Burocracia e Estado. O papel do intelectual na burocracia. Análise da estrutura burocrática brasileira.
405053 – Sociologia Ambiental
Abordagem das especificidades do estudo sociológico na questão ambiental discutindo a relação homem/sociedade/natureza. Desenvolvimento e a questão ambiental, dando ênfase às questões específicas do desenvolvimento e meio ambiente do Brasil.
405054 – Sociologia da Educação II
Abordagem das relações entre educação e cultura; movimentos e populares, urbanos e rurais; a busca por educação. Análise dos movimentos populares e sociais. Educação popular e cultura popular. O papel do Estado, da Igreja e da Mídia na educação popular e na educação formal. Educação popular e educação formal.
405046 – Sociologia do Planejamento
Abordagem da natureza da Sociologia do Planejamento. As diferenciações entre planejamento e planificação. Estado e Planejamento. Planejamento nacional, regional e local. Relações de planejamento inter-setorial.
405057 – Sociologia da Religião
Abordagem da natureza da Religião como elemento da cultura humana. Histórico da disciplina; principais modelos analíticos; o papel social da religião: organização, significado e participação social das diferentes comunidades e seitas religiosas; religião e controle social; estudos das religiões e organizações regionais no Brasil.
405058 – Tópicos Especiais de Sociologia
Os Tópicos especiais serão oferecidos, ocasionalmente, e terão seu conteúdo definido a partir dos seguintes critérios: 1)continuação de disciplinas obrigatórias ou optativas do fluxo da habilitação em Sociologia e 2)definição oportuna de tema de interesse relevante para a Sociologia.
405059 – Sociologia V
Abordagem das principais correntes do pensamento sociológico latino-americano contemporâneo.
405061 – Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais I
A produção do conhecimento científico na pesquisa. A reconstrução social da realidade. A relação teoria e método. A quantificação nas Ciências Sociais. A formulação do problema. Hipóteses e a operacionalização das variáveis. O questionário, a amostragem. Survey: aplicações e limitações.
405062 – Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais II
Análise de métodos e técnicas qualitativas nas Ciências Sociais. O estudo de caso, a história de vida e o método biográfico. A observação participante. A entrevista. A análise de conteúdo e a análise de discurso nas Ciências Sociais.
405065 – Introdução à Pesquisa I
Realização de um projeto de pesquisa, com base nos conteúdos das disciplinas, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais I e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais II, de caráter teórico ou empírico, sob a orientação de professor especialmente designado pelo departamento de Ciências Sociais, que avaliará o desempenho do aluno.
405066 – Iniciação à Pesquisa II
Realização de pesquisa empírica ou teórica e confecção do relatório da referida disciplina (monografia) sob a orientação de professor designado pelo Departamento de Ciências Sociais e também do professor responsável pela disciplina “Seminário de Pesquisa II” que coordenará seminários acompanhando o desenvolvimento do trabalho de pesquisa do estudante.
405067 – Estágio Supervisionado
Treinamento profissional em órgãos públicos e privados para execução de projetos, estudos e pesquisas no campo das Ciências Sociais.
405071 – Epistemologia das Ciências Humanas
Conceitos de Epistemologia e Filosofia das Ciências, História das Ciências. Questões de Epistemologia das Ciências. Questões de Sociologia do Conhecimento. Pressupostos Epistemológicos das Ciências Humanas. Algumas concepções epistemológicas em Ciências Humanas.
405082 – Métodos de Análise e Interpretação Social II
Abordagem das teorias de investigação social contemporâneas: estrutural-funcionalismo, fenomenologia, individualismo metodológico, praxiologia, socio-biologia.
405083 – Introdução às Ciências Sociais
O programa da disciplina deve concentrar-se na evolução das Ciências Sociais ao longo do tempo, a fim de que se possa caracterizar a evolução do pensamento relacionado ao desenvolvimento das demais Ciências Sociais.
405084 – Sociologia Urbana
Abordagens dos processos de urbanização a partir de diversas perspectivas teóricas. O papel do Estado no processo de urbanização. Os movimentos sociais e urbanos. Os conteúdos devem contemplar ma realidade latino-americana, especialmente a brasileira.
405091 – Teorias Políticas Contemporâneas
Abordagem das teorias políticas mais recentes, contextualizando-se diante das grandes questões sociais, econômicas e políticas desse final de século. Assim, recortes teóricos tais como a Teoria da Justiça, a Teoria da Ação Comunicativa, a Teoria dos Jogos, a Teoria das Novas Formas da Ação Coletiva, o Marxismo analítico etc., serão revisitados e retrabalhados comparativamente.
405092 – Teorias da Ação Coletiva
Abordagem da crise que atinge as formas tradicionais e classista de ação coletiva (sindicalismo, militantismo político etc.) no Brasil e no mundo. Discussão das implicações políticas e teóricas da emergência, nas duas últimas décadas, de novos tipos de ação (associativismo, movimento ecológico, movimentos sociais não classistas etc.), principalmente no que diz respeito às novas conotações que a distinção clássica público/privado assume nas sociedades atuais.
405093 – Política e Mídia
Abordagem da relação estreita entre mídia e política no mundo contemporâneo; influências do marketing nas estratégias e nos discursos dos atores políticos; Mudanças nas campanhas eleitorais no Brasil.
Publicado em 08/07/2011, em Ciências Sociais em Sergipe. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1