Sociólogos latino-americanos se encontram no Recife


Sociólogos latino-americanos se encontram no Recife

Da Assessoria de Comunicação do Alas

A Universidade Federal de Pernambuco sediará o XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia (Alas), de terça (6) a domingo (11). O evento reunirá estudiosos de vários países do continente e trará para Recife grandes nomes da sociologia latino-americana, tais como Emir Sader (Brasil), Nora Garita (Costa Rica), Luis Tapia (Bolívia), Ines Izaguirre (Argentina), Miguel Barnet (Cuba) e Raquel Sosa (México). Mais de seis mil resumos de pesquisas foram inscritos nos 28 eixos temáticos dos Grupos de Trabalho.

O evento, que reunirá pesquisadores em pensamento latino-americano e em teoria social, tem como mote a ideia de “Fronteiras abertas da América Latina” e propõe cinco temas centrais: Memórias, entre o passado e o futuro; Políticas públicas e identidades, entre as singularidades e as universalidades; Modernidades alternativas: política, cultura e sociedade na América Latina, África e Ásia; Disciplinaridades dialógicas, entre o humanismo reflexivo e a variedade epistemológica e técnica; Amazônia e ecossistemas, entre a depredação econômica e a sustentabilidade planetária.

Segundo o professor da UFPE e vice-presidente da Alas, Paulo Henrique Martins, “o propósito deste Congresso é consolidar os esforços de articulação realizados em encontros anteriores, em Buenos Aires, Guadalajara, Porto Alegre, Arequipa, Antígua, São Paulo, dentre outros, ampliando a construção do pensamento crítico latino-americano. Neste sentido, há que se favorecer parcerias e cooperações entre países e regiões nas quais vêm se desenvolvendo novos saberes e práticas comprometidos com a construção democrática numa gramática moral, na qual ‘bem viver’ se traduz no alcance de metas coletivas em torno da dignidade humana”.

Além de conferências com intelectuais de renome da sociologia latino-americana, o evento contará com outras atividades, tais como grupos de trabalho, mesas-redondas, fóruns, encontros, sessões associadas, lançamentos de livros e mostras culturais. Durante os cinco dias de congresso, está prevista a realização de sete conferências internacionais, 48 mesas-redondas, mais de 4.500 apresentações de trabalhos individuais, além de cinco mostras de filmes e 20 fóruns planetários.

Um dos destaques da programação é a homenagem aos 40 anos do Movimento Armorial, para a qual foram convidados Ariano Suassuna e Antônio Madureira. A homenagem será realizada na cerimônia de abertura do Congresso, que acontecerá na terça-feira (6), às 18h, no Teatro da UFPE. Outras homenagens serão feitas no decorrer do evento a grandes nordestinos que tiveram influência na sociologia feita na América Latina, tais como Josué de Castro, Celso Furtado, Paulo Freire, Gilberto Freyre e Margarida Alves.

Fonte: UFPE

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 02/09/2011, em Seminários. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: