XV Congresso Brasileiro de Sociologia


XV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA

Mudanças, Permanências e Desafios Sociológicos

A Sociologia está baseada em uma firme tradição teórica e um consistente legado metodológico, ao mesmo tempo, que lida com questões contemporâneas que estão em permanente mutação. Dessa forma, somos desafiados a refletir de diversas maneiras sobre novos temas e novas formas de pensar que se impõem pela dinâmica da vida social.

O tema do XV Congresso Brasileiro de Sociologia pretende debater esta articulação entre a tradição e as transformações, inerentes ao objeto de estudo da nossa disciplina que são as relações sociais. A Sociologia é uma ciência da atualidade e lida com a articulação entre elementos da vida social, que se mantém ao longo da história de nossas sociedades, e as novas configurações que se impõem pela ação humana. Desse modo, ela se transforma como ciência porque precisa incorporar novas perspectivas e novas formas de compreensão da realidade.

Essa convivência entre o antigo e o novo, entre estruturas e agências, é inerente à própria vida social. Nosso mundo se move entre transformações e continuações…..

A Sociologia espelha seu objeto de estudo, que é a sociedade – em sua tensão entre as permanências e as mudanças.

Ao comemorar seus 60 Anos em 2009, a SBS demonstrou a vitalidade desta ciência disposta a compreender e incorporar novos atores e novas questões, fornecendo as bases objetivas para a comunicação entre seu passado e seu futuro – aqui com a participação de jovens pesquisadores e estudantes. Nossa associação têm sido marcada pela disposição em incorporar contribuições das diferentes gerações de sociólogos, bem como em envolver a Sociologia para além de suas fronteiras disciplinares. Recuperando a história de nossa associação percebemos que sua institucionalização foi fortemente afetada pelos processos sociais e políticos que marcaram o século XX no Brasil, que levou a sua criação e recriação em diferentes momentos demonstrando a capacidade de invenção e resistência da nossa disciplina.

Nesse congresso teremos uma oportunidade de avaliar e refletir sobre a constituição destes novos temas, posto que estaremos abertos para a proposição de GT’s, Mesas, Fóruns e Sessões Especiais que certamente expressam o que tem se produzido de mais expressivo na Sociologia Brasileira.

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

É com satisfação que comunicamos a abertura para inscrições de propostas e resumos para GTs, mesas redondas e Sociólogos do Futuro no XV Congresso Brasileiro de Sociologia, promovido pela SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia), e a ser realizado na cidade de Curitiba, PR, entre os dias 26 e 29 de julho de 2011.

O tema central do Congresso é “Mudanças, Permanências e Desafios Sociológicos”. A Diretoria da SBS e o Comitê Organizador convidam todos a enviar suas colaborações. Consulte abaixo o cronograma e as regras para a apresentação de propostas para o evento. O XV Congresso manterá basicamente estrutura similar à dos últimos congressos. Está prevista a realização de conferências, grupos de trabalho, mesas redondas, sessões de vídeo e também do “Sociólogos do Futuro”, espaço destinado à apresentação de trabalhos de jovens pesquisadores.

A principal novidade desta edição é a inscrição e seleção de propostas para Grupos de Trabalho. Assim como todas as demais atividades, a inscrição dos GTs será totalmente realizada online, através do website do XV Congresso.

A organização de conferências, parte das mesas redondas, sessões de vídeo e outras eventuais atividades (ex. Fóruns, Sessões Especiais, Minicursos etc.) estará a cargo exclusivo da Diretoria da Sociedade e dos Comitês Científico e Organizador do evento.

Resumo do cronograma para submissão de propostas

Etapa Período

Inscrição online de propostas de Grupos de Trabalho 07/04/2010 a 17/06/2010

Inscrição online de propostas para trabalhos em GTs 24/08/2010 a 25/11/2010

Inscrição online de propostas para o “Sociólogos do Futuro” 17/08/2010 a 18/11/2010

Inscrição online de propostas de Mesas-Redondas 08/11/2010 a 16/12/2010

Consulte abaixo as condições específicas para cada etapa da submissão de propostas, bem como informações sobre financiamento e o cronograma geral do evento.

GRUPOS DE TRABALHO: Regras para o envio de propostas de Grupos de Trabalho (GT)

– Exclusivo para associados da SBS

O envio de propostas de Grupos de Trabalho é restrito aos associados e candidatos a associado da SBS que estejam em dia com o pagamento de suas anuidades. Certifique-se, no endereço secretaria@sbsociologia.com.br, de que sua situação esteja regularizada.

A proposta de Grupo de Trabalho deverá ser efetuada através de formulário específico, disponibilizado no site da SBS. Serão solicitados informações sobre a atualidade, relevância e justificativa da proposta, bem como um resumo e dados sobre o histórico do Grupo de Trabalho.

MESAS-REDONDAS: Regras para o envio de propostas para a realização de Mesas-Redondas (MR)

– Exclusivo para associados da SBS

O envio de propostas para a realização de mesas-redondas é restrito aos associados da SBS que estejam em dia com o pagamento de suas anuidades. Certifique-se, no endereço secretaria@sbsociologia.com.br, de que sua situação esteja regularizada.

A proposta de mesa-redonda deverá ser realizada através de formulários específicos, disponibilizados no site do Congresso. Serão solicitados:

– Título proposto;

– Ementa, de até 1.500 caracteres, com os objetivos propostos pela mesa;

– Breve texto sobre a relevância e a justificativa da proposta (de até 5000 caracteres);

– Códigos de inscrição dos demais componentes da mesa, em um máximo de até cinco participantes, incluindo-se nesta conta o(a) coordenador(a)-proponente. Todos os componentes da Mesa-Redonda devem ter realizado seus cadastros no site do Congresso, gerando assim o código de inscrição que o(a) coordenador(a) deve ter em mãos no momento da inscrição da mesa. (no caso de códigos para estrangeiros ou outros casos especiais, entre em contato com congresso@sbsociologia.com.br).

– No caso de mesas com 5 componentes (incluindo o coordenador), não será permitida a apresentação de fala do coordenador(a). Em mesas com 4 ou menos componentes, o(a) coordenador(a) poderá ser um dos apresentadores.

– Os integrantes das mesas devem ser de pelo menos três instituições diferentes e de dois ao menos dois estados da Federação.

– O(A) coordenador(a)-proponente poderá indicar também, em arquivo anexo, outras informações que julgar relevantes.

TRABALHOS EM GRUPOS DE TRABALHO: Regras para o envio de propostas de trabalho individual, ou em co-autoria, para os Grupos de Trabalho programados.

O envio de proposta para apresentação de trabalho nos grupos de trabalho do XV Congresso está facultado a todo e qualquer pesquisador(a) atuante nas áreas de ciências sociais e afins e detentor(a) da titulação mínima de mestre.

Cada pesquisador(a) poderá inscrever uma única proposta de trabalho como primeiro(a) autor(a), num único GT. Trabalhos produzidos em co-autoria deverão ser inscritos pelo PRIMEIRO autor, conforme indicado nos formulários on-line. Para fins de registro no evento, somente a titulação do(a) PRIMEIRO(A) AUTOR(A) do trabalho será levada em consideração no processo de seleção das propostas.

Todos as propostas aprovadas deverão submeter, também através do site do Congresso, uma versão na íntegra do trabalho aprovado, até a data limite indicada nesta chamada. Todos os trabalhos enviados devem seguir a seguinte formatação:

– Formato PDF.

– Página de rosto (capa), com as seguintes informações:

XV Congresso Brasileiro de Sociologia

26 a 29 de julho de 2011, Curitiba (PR)

Grupo de Trabalho: [INDICAR NOME DO GT]

Título do Trabalho [idêntico ao que foi registrado no momento da inscrição]

Nome completo e instituição do(s) autor(es)

– Fonte: Arial, tamanho 12;

– Espaçamento entre linhas de 1,5;

– Entre 15 e 20 páginas, excluindo-se os eventuais anexos.

SOCIÓLOGOS DO FUTURO: Regras para o envio de propostas para exposição de trabalho no espaço “Sociólogos do Futuro”

O envio de propostas para o “Sociólogos do Futuro” pode ser realizada por graduandos de Ciências Sociais participantes de projetos de pesquisa financiados ou de práticas investigativas institucionais; graduandos dos últimos períodos do curso que estejam em fase de elaboração de monografias finais de curso; graduados em ciências sociais; e mestrandos na área.

Somente podem se inscrever pesquisadores com trabalhos concluídos, ou que já apresentem algum resultado. Não são permitidos trabalhos em etapa de “projeto”.
Os candidatos deverão inscrever suas propostas pelo site do Congresso.

Os trabalhos aprovados serão apresentados durante o Congresso na forma de pôsteres, com 0,90m de largura por 1,00m de altura, onde devem constar: título do trabalho (idêntico ao da proposta apresentada); nome dos autor(es) e suas instituições; nome do(a) orientador(a); agência de fomento da pesquisa (caso seja pertinente); objeto (visão geral sobre o assunto com definição do objeto) e objetivos do trabalho; metodologia (apresentação dos procedimentos metodológicos adotados); resultados obtidos; e referências bibliográficas. É permitida também a utilização de figuras, tabelas, fotos, gráficos e esquemas possíveis, além do texto de comunicação.

Todos os trabalhos aprovados devem, OBRIGATORIAMENTE, submeter, através do site do Congresso, versão digital do poster a ser apresentado, até a data indicada nesta chamada. Os pôsteres enviados serão disponibilizados para consulta geral no site do Congresso.

As sessões de apresentação deverão ocorrer nos quatro dias do evento, das 12h00 às 14h, sendo obrigatória a presença de pelo menos um dos autores no horário estabelecido. É de total responsabilidade do proponente a colocação do seu pôster no espaço a ele destinado, no primeiro dia do evento e sob orientação da comissão responsável, bem como sua retirada no final do Congresso. A comissão não se responsabilizará por eventual extravio de pôsteres.

É proibida a apresentação de pôsteres:

– Por terceiros (não autores);

– De trabalhos impressos sem características de um pôster;

– Com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos elétricos;

– Com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão; e

– De pôster que não obedeça às normas gerais de tamanho e legibilidade.

Dentre os pôsteres que apresentem resultados de trabalhos já CONCLUÍDOS, a Comissão Organizadora selecionará os 3 (três) melhores na categoria graduandos e graduados, bem como os 3 (três) melhores na categoria mestrandos, atribuindo-lhes, respectivamente, premiação em dinheiro de acordo com o seguinte:

– R$ 700,00 (setecentos reais) para o primeiro colocado;

– R$ 500,00 (quinhentos reais) para o segundo colocado;

– R$ 300,00 (trezentos reais) para o terceiro colocado;

Para fins desta premiação, não serão considerados pôsteres de pesquisas que estejam em andamento ou inconclusas. A Comissão Organizadora também selecionará, além dos trabalhos premiados acima, até 10 trabalhos em cada uma das duas categorias, atribuindo-lhes menção honrosa.

FINANCIAMENTO

ATENÇÃO: O financiamento de transporte e hospedagem via SBS no XV Congresso Brasileiro de Sociologia é restrito aos conferencistas, aos participantes em mesas-redondas e a até um(a) coordenador(a) por grupo de trabalho. Os demais participantes deverão recorrer a outras fontes de financiamento. Nota: não serão financiados pesquisadores que sejam Nível 1 no CNPq.

CRONOGRAMA GERAL

Etapa Data

Inscrição online de propostas de Grupos de Trabalho 07/04/2010 a 17/06/2010

Inscrição online de propostas para trabalhos em GTs 24/08/2010 a 25/11/2010

Inscrição online de propostas para o “Sociólogos do Futuro” 17/08/2010 a 18/11/2010

Inscrição online de propostas de Mesas-Redondas 08/11/2010 a 16/12/2010

Seleção dos Grupos de Trabalho do XV Congresso 14/06/2010 a 12/08/2010

Seleção da programação dos “Sociólogos do Futuro” 23/11/2010 a 10/02/2011

Seleção da programação dos Grupos de Trabalho 25/11/2010 a 17/02/2011

Abertura das inscrições gerais no Congresso e início do recebimento dos pagamentos de taxa de inscrição 18/01/2011

Divulgação do resultado da seleção de Sociólogos e GTs 22/02/2011

Divulgação do resultado das mesas-redondas 01/03/2011

Divulgação das demais atividades da programação do XV Congresso 31/03/2011

Prazo final para envio na íntegra dos trabalhos aprovados para GTs e “Sociólogos do Futuro” 15/06/2011

Prazo final para realização de inscrições antecipadas no Congresso 15/07/2011

Realização do XV Congresso Brasileiro de Sociologia 26 a 29/07/2011

Sociologos do Futuro 2011

A Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) informa abaixo os Sociologos do Futuro – 2011, premiados  durante o XV Congresso Brasileiro de Sociologia:

CATEGORIA MESTRANDO(A)

1º Lugar – Môniele Nunes dos Santos (UFBA),  com o trabalho intitulado: De Casa ao Abrigo: Confinamento de Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual.

2º Lugar – Régis Leonardo Gusmão Barcelos (UFRGS), com o trabalho intitulado:Cenários de Emprego e Jovem Trabalhador do Setor de Telecomunicações.

3º Lugar – Fernanda Feijó (UNESP) com o trabalho intitulado: Reflexões Acerca Do Ensino Das Ciências Sociais No Ensino Médio Brasileiro.

MENÇÃO HONROSA

Matias Lopez (UFRJ): Estado, Mercado e Pobreza na Visão das Elites no Brasil e no Uruguai

Lucas Amaral de Oliveira (USP)A Atualidade da Exceção e os Novos Campos de Concentração

Anna Paula Moreira de Araújo (UNESP): Os desafios da intelligentsia – o percurso do CEBRAP na primeira metade da década de setenta.

Márcia Regina Castro Barroso (UFF): O Teletrabalho no Domicílio: O Repensar das Categorias Tempo e Espaço na Esfera Produtiva.

João Gilberto do Nascimento Lima (UFMA): “Família”, Afirmação Política e Redes de Relações: O Caso de Uma “Família de Políticos” do Maranhão.

CATEGORIA GRADUANDO(A)

1º Lugar – Glauco Ludwig Araujo (UFRGS), com o trabalho intitulado: Produtivismo científico, trabalho docente e o ensino de graduação: transformações em curso na UFRGS.

2º Lugar – Jessica Kamille Cruz Simões, Thalita Matias Gonçalves, Adelia Maria Miglievich Ribeiro (todas da UFES) com o trabalho intitulado: Trajetórias, Redes e Poder Político: (Re) Configurações no Partido dos Trabalhadores (PT)

3º Lugar –  Matheus Guimarães Mello (UFG) com o trabalho intitulado: Os processos de socialização de profissionais de música: construções e negociações identitárias

MENÇÃO HONROSA

Felipe Magalhaes Lins Alves (UERJ): Religiosos na Esfera Pública: Cultos Evangélicos nos Trens do Rio de Janeiro.

Benno Victor Warken Alves (UFPR): Coronel Sydnei: Trajetória de um Empresário Negro em Curitiba Desde os Anos 1950.

Flávia Amboss Merçon Leonardo (UFES): Reflexões Sobre Conflito Socioambiental: Projeto de Reassentamento Popular no Municipio de Vitória.

Natasha Maria Wangen Krahn (UFBA): Preparar Para a Liberdade: Limites e Possibilidades no Ambiente Prisional.

Bruna Cruz De Anhaia (UFRGS): Políticas Públicas e Sociais no Ensino Superior: Inserção Educacional com Inclusão Social? O Prouni

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 28/09/2011, em SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia, Seminários. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: