Boletim Informativo


topo_boletim_info1

Nº 02/2011 – Julho de 2011
MENSAGEM AOS ASSOCIADOS
O XV Congresso Brasileiro de Sociologia está próximo e o tema “Mudanças, permanências e desafios sociológicos” é uma chamada para a reflexão sobre os desafios impostos à nossa disciplina, principalmente diante das constantes e rápidas mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea, bem como no que diz respeito à articulação destas transformações com nossa tradição teórica e referencial metodológico.
O comitê organizador tem trabalhado incansavelmente para que nosso evento seja um sucesso. Serão sete conferências, de Michael Burawoy, Seyla Benhabib, Margareth Archer, Robert Mare, Luis Werneck Viana, Nazaré Wanderley e Tom Dwyer. Teremos 31 mesas-redondas, 32 Grupos de Trabalhos, três fóruns e sete sessões especiais; além de três mini-cursos: SPSS, NVivo e Oficina de Estilo. Gostaria, ainda, de chamar a atenção para dois eventos em nossa agenda que são destinados especialmente aos estudantes: “Conversa com os jovens sociólogos”, com Michale Burawoy, presidente da International Sociological Association (com tradução simultânea), e a premiação dos “Sociólogos do Futuro”.
Nossa expectativa é receber, pelo menos, dois mil participantes em Curitiba. Além da programação científica de excelente qualidade, os organizadores estão preparando uma interessante agenda cultural, com grupos musicais que, certamente, tornarão o Congresso mais alegre. A cerimônia de abertura será no dia 26 de Julho, às 17 horas, no Centro de Convenções de Curitiba. Durante a cerimônia, serão homenageados com o prêmio Florestan Fernandes, o Professor Luiz Werneck Vianna e a Professora Nazaré Wanderley. Após teremos um coquetel com lançamento de livros. É um momento importante, porque é a atividade do Congresso que reúne todos os participantes. No fim do congresso, temos a festa de encerramento que será dia 29 de Julho, com inicio às 21h, no Circulo Militar do Paraná, com jantar, show de banda musical e DJ.
É importante também destacar a data e horário da assembléia da SBS, que será dia 28 de Julho, às 11 horas, no teatro da reitoria da UFPR. A presença de todos os associados e candidatos a sócios é muito importante para nossa comunidade acadêmica.

(Celi Scalon)

NOTÍCIAS DO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA

Informamos que ainda estão abertas as inscrições para o lançamento de livros no XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Confira maiores informações no site do evento, no menu “Lançamento de Livros”:

www.sbs2011.sbsociologia.com.br

banner
2º ENESEB

eneseb

Estão indo de vento em polpa os preparativos para o 2º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica – 2º ENESEB, que este ano será realizado de 23 a 26 de julho, na PUC do Paraná. A Comissão organizadora, composta por mais de dez membros vem se reunindo para fechar a programação e acertar todos os detalhes de infraestrutura do evento. O tema deste ano do ENESEB é “Ensino de Sociologia na Educação Básica: formação docente em questão” e além das mesas-redondas que tratarão de temas como as políticas públicas de formação docente e as diretrizes curriculares para o ensino de sociologia, contará também com a apresentação de painéis, momento em que os participantes poderão apresentar e debater suas pesquisas. Haverá também a realização de Oficinas, dedicada aos professores que estejam interessados em apresentar e compartilhar experiências didáticas relevantes para o ensino de sociologia. Um dos maiores desafios da Comissão Organizadora é trazer um grande número de professores que atuam na Educação Básica e para isso, as comissões locais já iniciam os contatos com as secretarias de educação para garantir a liberação dos professores, a expectativa é que este ano o evento ultrapasse a marca dos 400 participantes. Em breve estará disponibilizada uma página na internet do 2º ENESEB que trará todas as informações sobre a programação e as inscrições para trabalhos e oficinas.

(Anita Handfas)

II Fórum da ISA

isabanner

The Second ISA Forum of Sociology: Social justice and democratization, será realizado de 1 a 4 de agosto de 2012, em Buenos Aires, Argentina. O prazo para submissão de artigos online é de 25 de agosto a 15 de dezembro de 2011.
(Celi Scalon)
OUTRAS NOTÍCIAS
  • II Simpósio de Ciências Sociais: subalternidades, trânsitos e cenários, de 16 a 18 de novembro de 2011 na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Informações podem ser acessadas em http://eventos.ufg.br/SIEC-simposio-fcs (Dalva Borges)
  • Foi eleita a nova diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, biênio 2011-2013. A presidente é a biomédica Helena Nader e a diretoria é composta por: Ennio Candotti (vice-presidente), Dora Fix Ventura (vice-presidente), Rute Maria Gonçalves Andrade (secretário-geral), José Raimundo Braga Coelho (1o tesoureiro), Adalberto Luís Val (2o tesoureiro), Edna Maria Ramos de Castro, Maria Lucia Maciel e José Antonio Aleixo da Silva. Os novos diretores da SBPC serão empossados no dia 14 de julho, durante a 63ª Reunião Anual da entidade, a ser realizada em Goiânia. A SBS gostaria de parabenizar a eleição da Professora Edna Maria Ramos de Castro (UFPA), que é atualmente diretora de nossa sociedade. (Celi Scalon)
  • O programa de pós-graduação em ciências sociais da UERJ (PPCIS) oferece uma vaga de pós-doutorando dentro do programa PNPD da CAPES. Os candidatos precisam ser doutores, pode ser em várias áreas de conhecimento, ter experiência com pesquisa quantitativa e capacidade de ensinar métodos quantitativos na graduação e na pós-graduação. A bolsa é de R$3.300 por mês durante três anos e meio, e a expectativa é de que o candidato aprovado se insira de forma permanente no departamento num futuro, através de concurso. Nesse sentido, esperamos poder atrair candidatos também de fora do Rio, com uma expectativa de inserção permanente na nossa universidade. Os interessados devem mandar uma mensagem expressando o seu interesse e anexando o seu CV para o email: lav@uerj.br, até o dia 20 de julho. (Ignacio Cano)
  • A Revista IDeAS – Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade” deve colocar no ar até o fim do mês de julho o primeiro número do quinto volume da publicação, que iniciou suas atividades em 2007, sendo gerida pelos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A revista recebe artigos em fluxo contínuo e o link para acessar o site é http://www.ufrrj.br/cpda/ideas/ (Marcelo Castañeda)
  • Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar recebe artigos em fluxo contínuo e dirige-se a um público científico e privilegia um olhar sociológico contemporâneo sobre questões da sociedade brasileira e internacional. Periódico semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, aceita artigos, entrevistas e resenhas da área das ciências sociais, com ênfase sociológica. Seu Comitê Editorial é formado por Richard Miskolci, Jacqueline Sinhoretto, Jorge Leite Júnior e André Ricardo de Souza. As normas para envio de originais estão online em http://www.ufscar.br/depsoc/contemporanea/ e seu e-mail é revcontemporanea@gmail.com. O primeiro número da revista será lançado no Congresso da SBS em Curitiba. (Richard Miskolci)
  • Será publicado em breve o primeiro número de Sociologia&Antropologia, uma revista do PPGSA/Programa de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A revista pretende contribuir para a divulgação de pesquisas e para o debate teórico e empírico atual do campo das Ciências Sociais. Além disso, tem o objetivo de estimular a interdisciplinaridade e a perspectiva comparada dos estudos realizados por especialistas nacionais e estrangeiros. Os editores da revista são Glaucia Villas Bôas (editora responsável), Elina Pessanha e André Botelho. Para mais informações escrever para Maurício Hoelz revistappgsa@gmail.com. (Glaucia Villas Bôas)
  • Curso de Analista de Crime na UFMG, de 03 a 11 de novembro de 2011. Inscrições: 04/07/201 pelo email: cursos@crisp.ufmg.br. Site: http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=4845. Objetivos: Formar Analistas de Crime capacitando-os a analisar as informações contidas em bancos de dados de crime. Fundamentalmente, o analista será capaz de trabalhar com um grande volume de dados no sentido de identificar padrões e tendências de crimes que irão subsidiar as políticas públicas de segurança. (Claudio Beato)
DIVULGUE A ENTIDADE


Novos associados

Basta acessar o nosso sítio: www.sbsociologia.com.br

Se você já é associado, divulgue a informação para quem ainda não é. Existem muitas razões para se associar, vejam o link Entidade. www.sbsociologia.com.br

Para se associar à SBS é necessário ter a titulação mínima de mestre em sociologia ou área afim. É preciso, ainda, preencher o formulário eletrônico disponível em: www.sbsociologia.com.br, e seguir os procedimentos descritos.

EXPEDIENTE

Editor deste número
Celi Scalon

Diretoria (biênio 2009-2011)
Presidente
Celi Scalon, UFRJ

1ª Vice Presidente
Irlys Barreira, UFC
2ª Vice Presidente
Soraya Cortes, UFRGS
Secretária Geral
Ana Luisa Sallas, UFPR
Tesoureiro
Marco Aurélio Santana, UFRJ
1ª Secretária
Anete Ivo, UFBA
2º Secretário
Leopoldo Waizbort, USP
Diretores
Cynthia Hamlin, UFPE
Edna Castro, UFPA
Luis Inácio Gaiger, UNISINOS
Débora Messenberg Guimarães, UNB
Renan Springer de Freitas, UFMG

Conselho Fiscal
Horacio Antunes, UFMA
Ângela Araújo, Unicamp
Dalva Borges de Souza, UFG

Boletim de responsabilidade da diretoria da SBS
Secretaria em Curitiba
Sandra Avi dos Santos – secretaria@sbsociologia.com.br.

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 28/09/2011, em SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: