Cursos do Instituto Legislativo Brasileiro


Cursos do Instituto Legislativo Brasileiro

Estão abertas as inscrições do Instituto Legislativo Brasileiro para diversos cursos até o dia 15/02/2012 (quarta-feira).

O ILB como é mais conhecido o Instituto Legislativo Brasileiro, é um centro democrático de capacitação técnico-profissional voltado a servidores públicos de todas as esferas e agentes do Poder Legislativo, inclusive a parlamentares. Suas ferramentas educativo-culturais estão disponíveis a todo cidadão que busca ampliar conhecimentos. Os cursos são oferecidos nas modalidades presencial e a distância.

O ILB promove e difunde conhecimentos com excelência e ética, contribui para o desenvolvimento do País com atividades voltadas ao aprimoramento dos procedimentos legislativos, colabora para o processo de integração e modernização dos parlamentos brasileiros e estimula o intercâmbio educativo-cultural com os legislativos estrangeiros.

Em junho de 2011 o ILB alcançou o total de 74.700 alunos cadastrados na sua plataforma de educação a distância que recebeu, no último mês, mais de meio milhão de acessos. Somam 21 os cursos oferecidos a distância, sendo 11 sem tutoria, 08 com tutoria e 02 semitutorados. Participam dos cursos por meio da Internet estudantes de todo o Brasil e de outras 39 nações, destaque para os vizinhos que integram o Mercosul e países africanos de língua portuguesa. Em 2010, o ILB emitiu mais de 25 mil certificados de conclusão de cursos.

Para a aluna de Processo Legislativo, Irineia Rodrigues Avelino, a experiência de participar do curso a distância foi muito gratificante. “Só tenho a agradecer por mais uma conquista na minha vida, e que valiosa conquista. A equipe está de parabéns, o material didático é excelente, apresenta um ambiente virtual muito interessante. O curso de processo legislativo é muito rico em conteúdo, nos esclarece diversos pontos em que a mídia mostra de forma equivocada” – finaliza.

Os cursos presenciais também revelam a importância do trabalho desenvolvido pelo ILB na formação continuada de servidores do Legislativo e também de órgãos públicos conveniados. No ano passado foram oferecidos 71 cursos presenciais e emitidos 3.200 certificados. Somente no primeiro semestre de 2011, foram 36 cursos de formação e treinamento, com o total de 685 formandos. 95 servidores participaram de cursos externos, sendo que nove deles realizaram aperfeiçoamento no exterior. Nestes casos, o ILB faz o encaminhamento a partir de demandas internas e acompanha o processo de formação do servidor.

Para o segundo semestre, serão ofertados outros 38 cursos. As aulas presenciais acontecem na sede do Instituto – Avenida N2, Anexo 05 do Senado Federal.

O ILB foi criado em 1997 pelo Senador José Sarney e desde então vem capacitando os servidores da Casa e órgãos conveniados, entre eles a Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União (TCU), assembleias legislativas estaduais, câmaras municipais, órgãos do poder executivo, e organismos internacionais. Ao final do primeiro semestre de 2011, somados os alunos matriculados nos cursos presenciais e de EaD, o ILB supera a marca de 75 mil estudantes.

O Diretor-Executivo do ILB, Carlos Roberto Stuckert, destaca que o Senado é a instituição com maior expertise em processo legislativo do Brasil. “Somos um centro de capacitação profissional com excelência em educação, voltados para o aprimoramento dos servidores e conveniados que procuram nossos cursos”. Ao fazer a apresentação sobre o ILB no ciclo de palestras “Conhecendo o Senado”, Carlos Stuckert lembrou que o ILB é muito conhecido fora do Senado e defendeu o fortalecimento e maior apoio à área de capacitação dentro da Casa.

Avanços com o Interlegis

Outro órgão do Senado Federal que trabalha na formação e modernização das casas legislativas, só que voltado unicamente para o público externo, é o Interlegis – tema também do sétimo encontro do “Conhecendo o Senado”, uma iniciativa da Diretoria Geral voltada para os servidores, funcionários comissionados e terceirizados.

O Interlegis surgiu no final dos anos 90, com a finalidade de apoiar o processo de modernização do Poder Legislativo Brasileiro em suas instâncias federal, estadual e municipal, buscando melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores para aumentar a eficiência e competência das casas legislativas. Atua junto às assembleias estaduais e câmaras de vereadores oferecendo suporte e capacitação nas áreas de tecnologia, informação, educação e comunicação.

Para Francisco Etelvino Biondo, diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do legislativo do Programa Interlegis, esse tipo de investimento traz ganhos ao cidadão, pois torna o Legislativo moderno, integrado e transparente.

Biondo informou que quatro mil assembleias e câmaras municipais foram equipadas e integradas à rede de videoconferência do Poder Legislativo. Atualmente, na segunda etapa do Programa, 350 casas legislativas usam suporte tecnológico e programas de modernização disponibilizados pelo Interlegis. Ao longo de 14 anos, 7.500 servidores foram capacitados a atuar nos municípios. As intervenções, fruto de parcerias, ocorrem de acordo com a necessidade de cada município.

Na abertura do Evento a Diretora-Geral, Doris Peixoto, enfatizou a importância das duas secretarias apresentadas. “O ILB e o Interlegis são uma grande ferramenta de investimento que proporciona um salto de qualidade na formação dos servidores. O desafio é o que nos move, é o que promove a grande mudança” – concluiu. Disse ainda que a mídia frequentemente tem apresentado uma imagem negativa da Casa, e que esta distorção só poderá ser alterada com eficiência e qualidade do quadro funcional.

O próximo encontro será no dia 08 de agosto e vai apresentar a Advocacia do Senado (ADVOSF) e a Secretaria de Controle Interno.

Texto: Kellen Rechetelo / Paulo Marcelo Lopes

Importante

  • Todos os cursos do ILB são GRATUITOS e abertos ao público em geral
  • Cada aluno só pode fazer UM ÚNICO CADASTRO, e só pode se matricular em NO MÁXIMO 1 CURSO COM TUTORIA (ou SEMITUTORADO) e 1 SEM TUTORIA simultaneamente.
  • Os cursos não têm por objetivo a preparação para concursos públicos e assemelhados. O propósito principal é a difusão do saber.
  • Por serem cursos livres de capacitação, eles não necessitam e não contam com a chancela do Ministério da Educação.
  • A desistência ou reprovação implicará BLOQUEIO por 3 meses para eventuais novas matrículas nos cursos SEM TUTORIA, e por 1 semestre para os COM TUTORIA ou SEMITUTORADOS. Essa medida justifica-se pelo fato de os cursos serem gratuitos para os alunos e pela grande demanda, que impossibilita o atendimento simultâneo a todos os que efetivam pré-matrícula.
  • O ILB fornece, aos aprovados, certificado e declaração (com o conteúdo programático) emitidos eletronicamente e impressos pelo próprio aluno.

Mais informações no site: http://www.senado.gov.br/sf/senado/ilb/default.asp

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 10/02/2012, em Eventos. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Isabela Menezes

    Parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo no Blog. Pensar a sociedade com sociologia e outras disciplina é possibilitar a analise o desenvolvimento e os fatos da sociedade de uma forma ampliada e crítica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: