Guia de Sobrevivência do Universitário


Guia de Sobrevivência do Universitário

A faculdade é com certeza uma das melhores épocas das nossas vidas. Lá fazemos amigos, encontramos pessoas especiais (no meu caso o amor da minha vida), amadurecemos socialmente, culturalmente, profissionalmente e quem sabe até espiritualmente. A verdade é que na faculdade desenvolvemos-nos muito, seja em conhecimento ou nas relações.
Abaixo um guia de como sobreviver nesse período de transformações radicais.
1° semestre (O Calouro): Este é o momento de manter a calma e analisar o novo ambiente. Abaixe a sua ansiedade e nada de querer aparecer, isso pega mal, deixe as coisas fluírem naturalmente. Cuidado com os trotes e com os veteranos que vão te pegar pra otário. Vá aos barzinhos, festas, ou seja, socialize-se, mas com calma, dê preferência aos seus colegas de turma, afinal, será com eles que irá passar a maior parte da sua convivência. Desenvolva esses laços, pois acredite eles vão se manter depois da faculdade.
Dica importante: Estude muito! Se abasteça de muito conteúdo, pois futuramente irá precisar, principalmente quando for período de provas, ou apresetação de trabalhos.
Um dica importante: Faça o melhor na 1ª Avaliação, pois é a mais fácil, esses pontos serão importantes nas outras avaliações.
2° semestre (Novato): Não pense que você já é vetera e já pode sair por ai bancando o tal, você ainda é novato e ainda deve manter a cautela. Não fique se achando, fortaleça os processos do 1º semestre, comece a se enturmar com os veteranos do 3º semestre, e continue estudando, como já disse antes, vai precisar quando a sacanagem começar. Vá em workshops, encontros de estudantes e todo o tipo de atividade complementar (isso será parte de sua caminhada deste estágio em diante), aproveite e conheça pessoas de outras faculdades/universidades, ou seja, fortaleça o seu network.
3º semestre (O Cara): Neste estágio você já começa a sentir o ambiente da faculdade mais intensamente. Agora é hora de começar a se mostrar mais. Você adquiriu o conhecimento e experiências necessárias(se seguiu as etapas anteriores). Faça algum estágio, para já ir se abituando à sua área de atuaçãol. Você já está apto para expandir os horizontes. Mas cuidado para não querer ser o tal, as pessoas não gostam muito de quem se acha.
4° semestre (O Adaptado): Você já conhece os caminhos da faculdade, os bons e os ruins. Já tem um bom relacionamento com os colegas (com alguns isso não será possivel) e se dá bem com os professores. Está totalmente adaptado ao ambiente. Já sabe quais aulas são extremamente importantes e as que não são tão importantes assim(sim, isso faz parte do processo), e já tem uma reputação a zelar. Explore, no bom sentido, a inocência dos calouros, afinal, você é veterano e deve iniciá-los neste árduo caminho.
5º semestre (O Hominho): Neste estágio você já percorreu a metade de sua caminhada acadêmica (se for um curso de 8 semestres, como a maioria). Você tem uma outra cabeça (ou deveria). As pessoas vão notar isso em você. Estás mais maduro, já é um hominho. Essa é a hora de começar a pensar no seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), mas nada de muito complexo, só analise alguns temas, peça um direcionamento. Mas ainda há muito o que curtir, não é tempo para estresses.
6° semestre (A lenda): O fim está chagando! Mas calma não é o fim do mundo, é só fim da faculdade, pois no próximo semestre iniciará seu último ano na faculdade. Então, trate de colher os frutos que você plantou até aqui. No 6º semestre você é o cara da faculdade, pois os veteranos que começaram antes de você mal pisam por lá, e quando vão é só pra conversar com algum professor ou fazer alguma prova. Aqui é hora de deixar o seu legado, seja em forma de projeto, ou em atitudes que beneficiem as próximas gerações: Pode ser uma mostra, um encontro de cinema, um coletivo, um núcleo, enfim, algo que deixe a sua marca na instituição. E lembre-se o TCC tá chegando.
7º semestre (O Vetera velho de guerra): Neste momento você já viveu de tudo o que tinha para viver na faculdade (tirando a apresentação do TCC e a formatura, claro). Começa a sentir saudade, se lembra de todos os momentos bons que passou, e os momentos ruins também. Mas também sente uma vontade doida de sair, de começar outro ciclo. Olha pros calouros e lembra do seu tempo. Neste estágio o seu foco é o seu TCC e trabalho. É hora de se agarrar nos livros e pesquisas, para evitar o estresse de fazer tudo no ultimo semestre.
8º semestre (O Profissa): Reta final para você, ou como uma professora dizia “As paredes vão cair”. É hora de apresentar o TCC e começar a pensar na sua vida pós faculdade: Carreira, projetos, pós, mestrado e etc. Aproveite a sua festa de formatura, pois provavelmente irá perder o contato com a maioria dos colegas e boa sorte no novo ciclo que começa em sua vida.
Você pode até chegar a não exercer a sua formação, mas o conhecimento sempre fará parte da sua vida. Agora você é um formado!
Abaixo um gráfico da “evolução” que passamos na faculdade.

Fonte: http://veropublicitario.wordpress.com

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 06/05/2012, em Denis Wesley, Vida pós-universidade. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: