Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais


Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais

Este livro tem a intenção de oferecer aos leitores e leitoras que se queiram familiarizar com o dbate sobre o papel da linguagem nas ciências sociais uma intridução Á Análise do Discurso como perspectiva teórico-metodológica e como ferramenta de investigação.

É interessante apontar sumariamente o contexto histórico e disciplinar no qual este livro foi escrito: a interface (ou lugar de encontro) da filosofia, da psicologia social, da ciência social critica, dos estudos do discurso e da linguística, da etnologia e da analise da conversação. Com tal enfoque, este manual representa uma relevante contribuição para uma visão critica e discursiva da psicologia social e para uma analise a profundada da sociedade com seus problemas fundamentais sociais, políticos e econômicos, permeados, muitas vezes, pela reconstrução ideológica da realidade cotidiana com consequências praticas de dominação e exclusão.

Os sete capítulos do manual aprofundam os temas centrais pertinentes à relação entre Análise do Discurso e Ciências Sociais: o primeiro capítulo elucida, teórica e epistemologicamente, o papel da linguagem nas Ciências Sociais. O segundo apresenta os fundamentos que legitimam o papel da linguagem nas ciências, sobretudo, através dos conceitos de “linguisticidade” e “linguístico”. O terceiro analisa o discurso como método e como perspectiva nas ciências sociais, abordando práticas como a sociolinguística interacional, a etnografia da comunicação, a analise critica etc. Os quatro últimos capítulos abordam, através de exemplos, a delicadeza, a importância e as consequências que a prática da Analise do Discurso pode ter na vida cotidiana, e a revolução que e possível fazer quando a conceitualização teórica e abordada de um ponto de vista discursivo.

Para comprar a obra, segue o Link da Livraria da Folha de São Paulo: http://livraria.folha.com.br/catalogo/1079674/manual-de-analise-do-discurso-em-ciencias-sociais

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 03/06/2012, em Análise do Discurso em Ciências Sociais. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

