Morreu hoje em São Paulo, vítima de um infarto fulminante, o sociólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP) Antônio Flávio Pierucci.

Atuante no ramo da sociologia da religião, Pierucci, que tinha 67 anos, era especialista em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Também era filósofo e obteve, em 1977, o título de Mestre em Ciências Sociais, defendendo a tese “Igreja Católica e reprodução humana no Brasil”.

Mais tarde, se tornou Doutor em Sociologia com o estudo “Democracia, Igreja e Voto: o envolvimento do clero católico nas eleições de 1982”.

Tuca Vieira – 4.mar.04/Folhapress
O sociólogo Antônio Flávio Pierucci, que editou a tradução do livro "A Ética Protestante e o 'Espírito' do Capitalismo", do sociólogo alemão Max Weber.
O sociólogo Antônio Flávio Pierucci, que editou a tradução do livro “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”, do sociólogo alemão Max Weber.

Pierucci foi também pesquisador do Cebrap, professor da USP, onde chefiou o departamento de Sociologia e, desde 2001, era secretário-geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Entre as dezenas de trabalhos publicados, destacam-se os livros “A realidade social das religiões no Brasil” e “Igreja: contradições e acomodação”.

Um dos estudos mais importantes que realizou, pioneiro no tema, analisava a relação entre o crescimento das igrejas neopentecostais e a relação delas com a política partidária.

Pierucci nasceu no município de Altinópolis, no norte do estado de São Paulo.

Fonte: Folha de São Paulo

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 09/06/2012, em Sociologia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: