Curso de Extensão (IUPERJ): ANTROPOLOGIA DA MÚSICA


CARGA HORÁRIA8h.

OBJETIVO:

O objetivo central é conhecer diversas interpretações de universos musicais, dentro das ciências sociais, tendo como cerne principal, a antropologia.

JUSTIFICATIVA:

Os estudos sobre a música constituem um amplo campo potencial, mas pouco explorado nas ciências sociais. A antropologia e da sociologia nos ajuda a compreender como as criações musicais contemporâneas são aspecto chave das nossas sociedades.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1 – Clifford Geertz e a arte como sistema cultural.

Aula 2 – A etnologia de Anthony Seeger e os cantos Suyá.

Aula 3 – Paul Gilroy e o conceito da autenticidade em diversas práticas musicais.

Aula 4 – As etnografias urbanas e as práticas musicais no Brasil.

EMENTA:

Teoria antropológica e análise sociológica; Etnomusicologia e análise de práticas musicais; Etnografia e música.

BIBLIOGRAFIA:

GEERTZ, Clifford. “A arte como um sistema cultural” in: O saber local. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.

GILROY, Paul. “Jóias trazidas da servidão: música negra e a política da autenticidade”. In O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.

SEEGER, Anthony. Os índios e nós. Estudos sobre sociedades tribais brasileiras. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1980..

VIANNA, Hermano. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1997.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais oriundos de diferentes áreas de formação interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos no campo da teoria sociológica e antropológica. O curso pretende fornecer um quadro teórico sólido para professores das diversas áreas das Ciências Humanas, pesquisadores, técnicos com atuação no serviço público (municipal, estadual e federal), profissionais que atuem em ONG’s, institutos de pesquisa e projetos sociais de uma maneira geral.

CURRÍCULO RESUMIDO

Gabriel Neiva é mestrando em Antropologia e Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do Departamento de Ciências Sociais do Iuperj e do Departamento de Comunicação da PUC RIO. Tem se dedicado ao estudo do universo musical hip hop no estado do Rio de Janeiro, mais especificamente em Niterói.

DIAS:

Segundas e Quartas-feiras dias 22/10- 24/10- 29/10-31/10

HORÁRIOS

14:00h às 16:00h

TOTAL DE VAGAS 40

VALOR DO CURSO R$100,00

LOCAL: Pça Pio X nº 7

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 29/09/2012, em Extensões Universitárias. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Leila Barboza

    Como faço para me inscrever?

Deixe uma resposta

