Livros – Políticas Públicas


Formação e Gestão de Políticas Públicas

Formação e Gestão de Políticas Públicas

Autor: Queiroz, Roosevelt Brasil
Editora: Ibpex
Categoria: Administração / Administração Geral

Sinopse: Uma politica publica, ou um programa governamental, é algo que envolve necessariamente um processo e uma resultado. Baseada na vasta experiencia de Roosevelt Brasil Queiroz na área de administração pública, esta obra é inovadora e instigante, pois ele possibilita entender o papel do governo e dos governantes e também a sua função na construção da sociedade brasileira.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Políticas Públicas

Autor: João Martins Tude; Daniel dos Santos Ferro; Fábio Pablo Santana
Fornecedor: Iesde (edição Digital)
Categoria: Livro Digital / Ciências Humanas e Sociais

Sinopse: As políticas públicas são de grande importância para o planejamento dos governos, que organizam suas ações em âmbito municipal, estadual ou federal, influenciando diretamente nas empresas e nos cidadãos comuns. Pelo ensino a distância você poderá fazer o curso de Políticas Públicas, que abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja compreender o conceito de políticas públicas e as suas influencias no nosso dia a dia, através da abordagem de temas como as políticas públicas no Brasil, as políticas de habitação, entre outros assuntos relevantes. Neste curso online você pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocação profissional em pouco tempo.

A Política das Políticas Públicas - Progresso Econômico e Social na América Latina - Ipes 2006A Política das Políticas Públicas – Progresso Econômico e Social na América Latina – Ipes 2006

Autor: Bid
Editora: Campus
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Política
Os artigos que compõem a obra trazem diversos pontos de vista sobre os temas discutidos, ilustrando-os com casos reais dos países pesquisados, entre eles, é claro, o Brasil, usado como exemplo em vários dos artigos.

Sinopse: Este relatório de progresso econômico e social na América Latina lançado pelo BID em 2006 visa a contribuir para o debate sobre o futuro das políticas econômicas e sociais na busca pelo crescimento econômico sustentável. Nele, a instituição foge de sua tradicional perspectiva econômica para examinar o problema por um ângulo político e institucional, essencial para compreensão das possibilidades de sucesso dessas políticas, enfocando o processo pelo qual elas são discutidas, aprovadas e implementadas. Os artigos que compõem a obra trazem diversos pontos de vista sobre os temas discutidos, ilustrando-os com casos reais dos países pesquisados, entre eles, é claro, o Brasil, usado como exemplo em vários dos artigos.

Políticas Públicas - Conceitos, Esquemas de Análise, Casos PráticosPolíticas Públicas – Conceitos, Esquemas de Análise, Casos Práticos

Autor: Secchi, Leonardo
Editora: Cengage Learning
Categoria: Administração / Administração Geral

Sinopse: Este é o primeiro livro didático de Políticas Públicas lançado no Brasil. Com linguagem simples e direta, traz conceitos fundamentais, tipologias e categorias analíticas já consolidadas na literatura internacional. A organização do volume coloca em evidência cinco dimensões analíticas para um estudo mais completo de política pública:

1. dimensão de conteúdo (tipos de políticas públicas);
2. dimensão temporal (ciclo de políticas públicas);
3. dimensão espacial (instituições);
4. dimensão de atores;
5. dimensão comportamental (estilos de políticas públicas).

Cada capítulo contém um minicaso, exercícios de fixação, exemplos práticos e bibliografia de aprofundamento. Os minicasos são de especial interesse: elaborados de forma a inter-relacionar os conteúdos das dimensões analíticas, convidam o leitor a entender uma situação política complexa, ou o colocam numa situação de tomada de decisão ou diante da prospecção de soluções para um problema público. O livro também traz um glossário de termos para aqueles que estão iniciando na área de políticas públicas. Serve como livro-texto em cursos de graduação e pós- graduação.

Política PúblicaPolítica Pública

Autor: Perl, Anthony; Ramesh, M.; Howlett., Michael
Editora: Elsevier – Campus
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Política

Sinopse: Política Pública traz a análise de três elementos necessários para o enfrentamento de problemas públicos: atores envolvidos, instituições e ideias. Usando este enfoque, o livro revisa esforços passados para compreender a política pública atual, descreve as diferentes fases do processo de decisão política, e discute os principais elementos e padrões da dinâmica política. Desenvolvendo um quadro analítico do assunto, o texto examina suas bases teóricas e conceituais e as abordagens utilizadas em ciências políticas, dando aos alunos uma base sólida para a compreensão da política pública. Esta edição foi totalmente atualizada com os novos estudos na área e revista com uma linguagem clara e objetiva, tornando este livro o mais pedagógico e atual disponível no mercado.

Políticas Públicas - Reflexões Sobre o Conceito JurídicoPolíticas Públicas – Reflexões Sobre o Conceito Jurídico

Autor: Bucci, Maria Paula Dallari
Editora: Saraiva
Categoria: Direito / Direito Administrativo

Sinopse: Nesta obra, pesquisadores do direito e de outras áreas reuniram-se para um diálogo interdisciplinar sobre a matéria. Os primeiros textos se preocupam com a alocação do tema no âmbito da ciência jurídica e da ciência política. Os demais propõem um novo olhar sobre o papel do Estado, tratam da participação da sociedade na formulação e execução das políticas públicas, enfrentam a questão do controle judicial das políticas públicas, analisam programas específicos como o de saúde pública e as políticas educacionais e exploram outros assuntos ricos para o debate que se abre.

Politícas Públicas - Col. Folha ExplicaPolíticas Públicas – Col. Folha Explica

Autor: Rodrigues, Marta M. Assumpção
Editora: Publifolha
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Política

Sinopse: Marta M. Assumpção Rodrigues, Ph.D. em Ciência Política e professora da USP, analisa a importância da gestão das políticas públicas para a promoção da justiça social e a consolidação da democracia no Brasil. Segundo ela, é a gestão que traduz valores sociais e imprime mudanças na forma pela qual o Estado e a sociedade se relacionam. A obra propõe possíveis formas de concretizar políticas capazes de promover sociedades mais igualitárias e livres e reúne conceitos básicos para a definição de política pública, tais como a própria política, democracia, Estado e governo. Essencial para estudantes e interessados no assunto.

Políticas Públicas – Princípios, Propósitos e Processos

Autor: Dias, Reinaldo
Editora: Atlas
Categoria: Administração / Administração Geral

Sinopse: Este livro tem como objetivo central estudar as Políticas Públicas, envolvendo sua conceituação, seu papel na redefinição das funções do Estado, os principais atores, o processo de formulação, principais modelos, a formação da agenda, o significado das parcerias, o papel do planejamento, as questões orçamentárias, a participação social, os temas emergentes e a responsabilidade social. Sua proposta é estudar os principais temas, debates e problemas relacionados com a gestão das políticas públicas, como as causas e consequências da ação política dos governos em todos os níveis ¿ federal, estadual e municipal ¿ como se articulam os diferentes atores, quais são as novas instâncias de governo, qual é o papel da governança pública na ampliação da participação da sociedade civil na tomada de decisões, entre outros temas. Discute as recentes mudanças na abordagem das questões públicas, os novos problemas que se colocam em função das profundas mudanças no cenário global, e aquelas promovidas pela intensificação da revolução científico-tecnológica. Um dos principais objetivos deste livro foi fornecer ferramentas teóricas para que o leitor consiga analisar de forma crítica os acontecimentos cotidianos relacionados com a gestão dos negócios públicos, e o comportamento dos gestores responsáveis. Seu conteúdo está dividido em dez capítulos que se desdobram em subitens envolvendo a maioria das questões relacionadas ao tema, com a seguinte sequência: o conceito de política pública; globalização, Estado e governo; os formuladores de políticas públicas; o processo de elaboração de uma política pública; as estruturas de governança e as redes de políticas; o setor público não estatal e as políticas públicas; o papel do planejamento; a participação social; a responsabilidade social e finalmente os temas emergentes, entre os quais: o meio ambiente, idosos, turismo, para diplomacia, pequenas e médias empresas e a questão da transparência pública. Obra destinada às disciplinas dos cursos de Administração, Administração Pública, Direito Público e nas matérias correlatas que tratam da dinâmica do setor público, nos cursos de Administração, Direito, Comunicação, Turismo, da área ambiental, relações internacionais. Leitura complementar para os cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública e Direito Público. Recomendado também para cursos preparatórios para concursos públicos, bem como em cursos técnicos e de capacitação para o serviço público. Particularmente útil para profissionais que atuam no serviço público, representantes eleitos tanto para o executivo, quanto para o legislativo, candidatos em potencial e todos aqueles que necessitam aprofundar-se em temas relacionados com a política e gestão pública.

Políticas Públicas para um novo projeto nacional de desenvolvimento - A Experiência dos ComunistasPolíticas Públicas para um novo projeto nacional de desenvolvimento – A Experiência dos Comunistas

Autor: Scádua, Márvia; Freitas, Ronald
Editora: Anita Garibaldi
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Política

Sinopse: No Brasil, a participação dos comunistas em responsabilidades de governo vem de antes, mas ganha expressão relevante com o início do primeiro governo do presidente Lula. De lá para cá, os comunistas ampliaram e diversificaram essa participação nas três esferas de governo. Ela se articula com duas outras frentes de trabalho : a dos movimentos sociais e a da luta de idéias. Forma-se assim uma tríade pela qual o PCdoB busca fortalecimento crescente papel político cada vez mais elevado. A dialética do pensamento estratégico é bem esta: participar de governos no capitalismo com o fito de acumular forças para superar esse mesmo capitalismo. Este livro relata, e sistematiza, as políticas públicas e as realizações dos comunistas no exercício de governo. Os setores são diversos, mas o leitor vai concluir que as ações e os programas implementados pelas lideranças comunistas são bandeiras e conteúdos vinculados ao impulso do desenvolvimento soberano, democrático, com distribuição de renda e valorização do trabalho.

Políticas públicas possibilidades e limitesPolíticas Públicas – Possibilidades e Limites

Autor: Fortini, Cristina; Dias, Maria Tereza Fonseca; Esteves, Júlio César dos Santos
Editora: Forum
Categoria: Direito / Direito Constitucional

 Sinopse: “O Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), diante dos desafios colocados pelo momento contemporâneo, realizou o V Congresso Mineiro de Direito Administrativo, em junho de 2007, sobre o tema “Políticas públicas: possibilidades e limites”, e reuniu nesta obra textos e ensaios acerca das discussões promovidas durante o congresso.O livro ora apresentado à comunidade jurídica, reunindo especialistas de direito público, é produto de um esforço de reflexão sobre a questão das políticas públicas e suas intrínsecas relações com o Direito Administrativo.(…)”.

Desenvolvimento e Construção Nacional - Políticas PúblicasDesenvolvimento e Construção Nacional – Políticas Públicas

Autor: Ruediger, Marco Aurélio; Cavalcanti, Bianor Scelza; Sobreira, Rogério
Editora: Fgv
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Política

Sinopse: Escolher o foco e as prioridades das políticas públicas, mantendo a estabilidade de preços e a disciplina fiscal, é um permanente desafio para as diversas instâncias e órgãos do governo. Nesse sentido, esta coletânea traz uma importante contribuição para os formuladores de políticas públicas, para os acadêmicos que se debruçam sobre o tema e para os cidadãos que se preocupam com o futuro de nosso país.

Ética, Pesquisa e Políticas PúblicasÉtica, Pesquisa e Políticas Públicas

Autor: Sarti, Flávia Mori; Santos, Gislene Aparecida dos
Editora: Rubio
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Política

Sinopse: Ética, Pesquisa e Políticas Públicas oferece aos leitores elementos que auxiliam na reflexão sobre pressupostos éticos que podem ser assumidos na proposição, na avaliação e em pesquisas acadêmicas cujo foco sejam as políticas públicas. Ao discutir temas que abrangem políticas de reconhecimento, pós-colonialismo, movimentos sociais, saúde, diversidade, juventude, sexualidade, nanotecnologia, comunicação, meio ambiente e sustentabilidade, gênero, pobreza, direitos reprodutivos e o fim da vida, os autores percorrem diferentes tópicos das políticas públicas setoriais, questionando a noção de ética e os fundamentos que alicerçam cada uma delas. Se a separação entre ética e política inaugurou as sociedades modernas, o que se pode dizer da cisão entre ética e gestão pública, ou ética e proposição de políticas públicas? O gestor público pode pautar sua ação pela ideia de que os fins justificam os meios? Como definir quais fins e quais meios, sem estar atento à diversidade de desejos e interesses que permeiam a ação política? Tomando tais questões como pano de fundo, esta obra traduz-se em leitura obrigatória para todos que desejam saber mais sobre as indagações que a ética pode lançar às pesquisas e práticas associadas às políticas públicas setoriais. ”

Governo, Políticas Públicas e Elites Políticas nos Estados BrasileirosGoverno, Políticas Públicas e Elites Políticas nos Estados Brasileiros

Autor: Roch, Carlos Vasconcelos; Souza, Celina; Borges, André
Editora: Revan
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Política

Sinopse: Os trabalhos reunidos neste livro respondem a uma necessidade da ciência política que se debruça sobre o Brasil pós-ditadura de estender ao plano dos estados federados esforços de pesquisa e de teses alternativas de há muito dirigidos às esferas local e nacional.
Nesta coletânea, nove pesquisadores de diversas universidades oferecem ao leitor dados, análises, interpretações e explicações sobre questões da política estadual no Brasil contemporânea em torno de temas relacionados às relações intergovernamentais, à dinâmica governativa interna, ao processo de seleção e reprodução das elites estaduais e à formulação e implementação de políticas públicas na esfera estadual.
Os capítulos que compõem o livro tem como eixo analítico a investigação sobre como são governados os estados no Brasil após a ditadura e como se mantêm ou se modificam padrões de reprodução das elites políticas estaduais após duas décadas de retorno das eleições competitivas nos estados.

Influir em Políticas Públicas e Provocar Mudanças SociaisInfluir em Políticas Públicas e Provocar Mudanças Sociais

Autor: Ghanem, Elie
Editora: Imprensa Oficial Sp
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Política

Sinopse: O tema da influência em políticas públicas situa-se entre as preocupações de pessoas tanto na posição de governantes, quanto daquelas na condição de governados. Para os governantes, trata-se de adequar seus propósitos às necessidades das populações e conferir legitimidade aos programas implementados. No Brasil a influência em políticas tornou-se meta de numerosas organizações da sociedade civil, vindo a ser o tema principal das áreas de atuação das organizações Ashoka e Avina. Há 25 anos não se ouvia falar em empreendedores sociais e não era possível imaginar que se poderia mudar a realidade ou economia de uma cidade ou mesmo de um país. A Ashoka, uma associação global de empreendedores sociais, fundada em 1980, na Índia, é uma organização sem fins lucrativos que acredita ser possível criar um setor social global cuja ação dos empreendedores seja eficaz e que cada integrante da sociedade possa promover mudanças e contribuir para a melhoria das necessidades sociais. Já a Fundação Avina resultou da visão de transformação social do empresário suíço Stephen Schmidheiny que desde 1994 destina parte de seu tempo e patrimônio para apoiar o trabalho de líderes da sociedade civil e do empresariado em favor do desenvolvimento sustentável da América Latina. Estratégias utilizadas por empreendedores e líderes sociais para influenciar políticas públicas ou contribuir para a construção, implementação e fiscalização das políticas públicas, gerando mudanças nos modelos de desenvolvimento sustentável é o tema da coletânea de depoimentos pessoais e relatos analíticos organizado pelo professor Ghanem. Em “Influir em Políticas Públicas e Provocar Mudanças Sociais” ele descreve algumas dessas práticas desenvolvidas por integrantes das organizações Ashoka e Avina.

Metodologia de Avaliacao em Politicas Publica

Metodologia de Avaliacao em Politicas Publica

Autor: Belloni, Isaura
Editora: Cortez
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Pedagogia

Sinopse: Recente no País, a pesquisa avaliativa ainda não alcançou tradição ou projeção suficiente nos meios editoriais brasileiros. Contudo, a necessidade e o interesse de se avaliar políticas, planos, programas, cursos, instituições têm-se tornado relativamente freqüente no Brasil. Este texto discute questões metodológicas relativas à avaliação institucional e de políticas públicas. Além de suas experiências anteriores, os autores tomam como referencia o caso da Política Nacional de Educação Profissional e do Plano Nacional de Educação Profissional implementados pelo Ministério do Trabalho e emprego, em 1996. A partir do registro dessa experiência avaliativa, os autores pretendem estabelecer interlocução e contribuir para referenciamento das atividades de avaliadores profissionais, docentes e discentes universitários, dirigentes e quadros técnicos ou especialistas das instituições oficiais, sindicatos, organizações não-governamentais e demais interessado sem avaliação de políticas públicas, especialmente na área da educação.

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 24/11/2012, em Políticas Públicas. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. queria o livro: Políticas públicas – princípios, propósitos e processos em pdf se possível

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: