O sociólogo Júlio Jacobo mostra que a violência doméstica no Brasil é superior à média mundial


Violência contra mulher é muito superior à média mundial, diz sociólogo

O sociólogo Júlio Jacobo, autor do Mapa da Violência 2012, afirmou há pouco que os números da violência doméstica no Brasil são muito vezes superiores à média mundial. “Esse tipo de violência tem crescido e, comparando com outros países, os índices são alarmantes”, disse.

De acordo com o estudo, 68% dos homicídios de mulheres no País acontecem dentro de casa. Em 86% dos casos, o assassino é alguém da família ou próximo a ela. Os parceiros ou ex-parceiros são os responsáveis pela maior parte dos assassinatos.

Júlio Jacobo participa audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado sobre hoje a violência contra a mulher no meio familiar. Segundo o sociólogo, o que ocorre é um “aprofundamento da cultura de violência no País”.

Ele lembrou que há duas semanas o Conselho Nacional do Ministério Público relatou que também aumentam os crimes por impulso ou motivos banais. “São crimes culturais, não são praticados pelo crime organizado. Por isso, é preciso que existam políticas para a educação e a mudança cultural”, relatou.

Fonte: Câmara dos Deputados

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 26/11/2012, em Sociologia (Núcleo de Estudos da Violência), Sociologia Crítica, Sociologia Geral, Sociologia Jurídica. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

