3º ENESEB – Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica


Está sendo preparado o 3º ENESEB-Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica, um evento nacional que vai para a sua terceira edição e se propõe a discutir os rumos da disciplina de Sociologia na escola, assim como a formação do professor e o papel da Universidade nesse processo

Participam, deste encontro, professores universitários de todo o país, estudantes de licenciatura de universidades públicas e privadas, e professores da rede básica de todo o território nacional. Esperam-se 600 pessoas nesse evento, sendo grande a participação também dos professores da rede básica cearense e dos alunos dos cursos universitários da UFC, UECE, URCA e UVA. No ano de 2013, o Encontro discutirá o papel da universidade na formação de profissionais que lidem com os desafios postos no século XXI, tendo como tema central a Juventude e o Ensino Médio. Um dos destaques do evento será o Encontro Nacional do Programa Institucional de Iniciação à Docência de Sociologia no qual licenciandos, professores da educação básica e professores universitários terão oportunidade de compartilhar experiências vivenciadas nas escolas públicas do país. ENESEB acontecerá em Fortaleza na Universidade Federal do Ceará entre os dias 31 de maio a 03 de junho e contará com palestras, mesas-redondas, oficinas, GT’s, exibição de documentários, lançamento de livros e atividades culturais.

A sociologia no currículo da educação

A sociologia no currículo da educação básica teve um percurso intermitente, acompanhado de uma trajetória marcada mais pela ausência do que por sua presença na estrutura curricular, ocasionando diferentes problemas e perdas para a disciplina, tais como: ínfimo número de pesquisas sobre a sociologia no âmbito escolar; ausência de debates e diálogos sobre os conteúdos e metodologias de ensino e desvalorização da disciplina no campo escolar. O retorno da sociologia como disciplina obrigatória nas três séries do Ensino Médio exige dos cientistas sociais respostas a esses e outros desafios. Nesse sentido, uma feliz coincidência temporal entre o retorno da Sociologia para o ensino médio e o surgimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, veio contribuir significativamente para a reflexão sobre a disciplina na instituição escolar, ao mesmo tempo em que impacta a qualidade de nossas licenciaturas. Diante de oportuno momento de reflexividade e prática alavancadas pelas experiências da sociologia no Ensino Médio, acreditamos que o III ENESEB seja um momento fulcral para continuarmos a reflexão e a prática desta ciência que se faz disciplina constituída pelas mãos de tantos professores da educação básica que se volta para jovens escolares.

Local: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, AV. DA UNIVERSIDADE, 2995 BENFICA, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS- CAMPUS BENFICA

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES POR GTS 

GT 1- MÍDIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS: NOVOS ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO-

Cesar Augusto De Carvalho/UEL E Renata Schlumberger Schevisbiski /UEL 

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I- Midia e Socialização  
  1. A Educação Na Sociedade Da Informação: Uma Discussão Entre Os Saberes- Vanessa Manosso Ramos
  2. Mídia Alternativa Como Meio De Conhecimento Sociológico – Uma Hipótese- Patrícia A. Gomes De Oliveira, Maíra Vieira, Maicon Guilherme Da Silva Rodrigues
  3. Seduções Midiáticas E Experiência Formativa: Reflexões Sobre As Narrativas Contemporâneas- Franciele Alves Da Silva
  4. Juventude, Mídia E Educação: O Declínio Da Intelectualidade E A Importância Da Sociologia No Processo De Compreensão Das Novas Formas De Socialização E Sociabilidade – Cristiane Roque De Almeida
  5. Mídia Como Recurso Para Compreensão Da Vida Social Deizeane Costa Dos Santos, Daniella Da Silva Ferreira, Altair Jacinta Da Silva
  6. A Morte De Quincas Berro d’Água: Representações Sociais Do Brasileiro- Hailton Mendes Dos Santos Júnior, Raniere Angelo De Souza, Marcos Antonio Dos Santos
  7. A Televisão E A Precoce Sociedade De Consumo- Affonso Henriques Da Silva Real Nunes
  8. Ensino De Sociologia, Conhecimento Local E Tecnologias Digitais- Henrique Zoqui Martins Parra

02 de junho-14:00 às 16:30

Sessão II- Metodologias
  1. Blogs E Perfis Em Redes Sociais Como Metodologia Alternativa E Resultante Da Luta Histórica- Juliana Castilho
  2. Cinema E Educação: O Uso Das Mídias Nas Aulas De Sociologia- Camila Carolina Hildebrand Galetti, Eduardo Almeida, Laís Vitória Moreira Bonifácio
  3. O Filme Na Visão Da Antropologia Visual Usado Como Um Meio De Se Trabalhar Pluralidade Cultural Na Escola- Israel Lopes Dos Santos
  4. Filmes Na Conexão Da Realidade Social E No Uso Didático Do Ensino Da Sociologia- Iuri Messias Rodrigues Soares Santos
  5. Música Na Aula De Sociologia No Ensino Médio: Uma Breve Discussão Sobre Este Método- Julio Gabriel De Sá Pereira
  6. Música, Poesia E “Outras Falas”: Elementos Para Uma Metodologia De Ensino De Sociologia Na Educação Básica- Maria Do Carmo Dias (EA/UFPA), Álvaro José De Almeida Neto, Jean Roberto Pacheco Pereira
  7. Sociologia Pelo Humor: Apontamentos Sobre Uma Reflexão Crítica Orientada Pela Profanação- Stefania Peixer Lorenzini

 GT2- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Amurabi Oliveira e Vilma Barbosa

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I

 1. Pelo Buraco Da Agulha: Fotografia Pinhole, Modos De Ver A Cidade E O Pibid Em Ciências Sociais Na Formação De Futuros Professores. Faculdade De Educação Da Universidade De São Paulo.Marcia Aparecida Gobbi

2. Relato De Experiência De Estágio Em Ciências Sociais- Cicera Andrade Ferreira De Lima

3. Coletivo De Professoras/Es De Filosofia E Sociologia Do Norte Do Paraná: Construindo Um Instrumento De Organização, Formação E Defesa Da Sociologia No Ensino Médio- Joana D\\\\\\\’Arc Moreira Nolli,Vani Espírito Santo,Franciele Sussai Luz

4. O Pibid E O Curso De Licenciatura Em Ciências Sociais (Ufcg/Cdsa): Um Novo Olhar Para A Formação Docente-Rosângela Da Silva Santos E Aracele Barbosa Gomes.

5. Formação De Professores Em Ciências Sociais No Cariri Paraibano: A Experiência Dos Laboratórios De Pesquisa E Prática De Ensino- José Marciano Monteiro, Paulo Cesar Oliveira Diniz,Valdonilson Barbosa Dos Santos

6. A “Aventura” E O Desafio De Se Formar Professores De Sociologia: Uma Análise Contada Por Meio De Experiências Que Se Complementam – A De Docente De Prática De Ensino E A De Orientador De Estágio-Walace Ferreira

7. Sociologia, Ensino E Formação Docente: Relato A Partir Dos Estágios Supervisionados- Joice Mara Cesar Bizerro

8. Entre O Prescrito, O Vivido E O Narrado: A Problemática Da Formação Docente Do Curso De Ciências Sociais Na Universidade Regional Do Cariri- Adriana Maria Simião Da Silva

9. Um Estranho No Ninho: A Formação De Professores Em Sociologia Nos Institutos Federais- Marcos Vinícius Pansardi

10. A Formação Inicial De Professores De Sociologia Nos Cursos De Ciências Sociais E A Constituição Da Profissionalidade Docente- Anna Christina De Brito Antunes

02 de junho-14:00 às 16:30

Sessão II

1. E Agora? Onde É O Meu Lugar No Decorrer Do Estágio Supervisionado? Ana Ruth De Melo, Cícera Tayane Soares Da Silva, Adriana Maria Simião Da Silva

2. Quem Formam Os Professores De Sociologia Da Educação Básica? Uma Análise Sobre A Formação E Atuação Do Corpo Docente No Curso De Ciências Sociais/UFPEL- Marcelo Pinheiro Cigales

3. EJA: As Problemáticas Do Ensino Não Regular- Alexandre Ricardo Rosa Alves

4. Sociologia No Ensino Médio, Formação De Professores E Reprodução Social- Lívia Bocalon Pires De Moraes

5. A Formação Do Cientista Social Na UERN E O Ensino De Sociologia-Alexandro De Paula, Lidiane A. Da Cunha E Karlla Cristine

6. Uma Comparacao Fenomenografica Das Pesquisas Científicas Sobre O Ensino De Sociologia Na Rede Escolar Sueca E Publica Brasileira- Alex Santos Pruth

7. Formação De Professores Em Ciências Sociais: Identidades E Representações-Elda Silva Do Nascimento Melo,Karla Michelle De Oliveira

8. Apontamentos Sobre A Formaçao Do Professor De Sociologia À Distância-Letícia Bezerra De Lima

9. A Importância Do PIBID Para A Formação Docente-Alexsandra Tavares De Oliveira,Antônio Josinaldo Soares Silva E Bruna Gonçalves Da Costa

10. O Ensino De Sociologia Para Deficientes Visuais- Fenelon Mozart Maia Moreira

GT3 SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DA ESCOLA BÁSICA

Prof. Paulo Pires e Prof. Fagner H. Guedes Neves

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I

1. O ensino de Sociologia na escola básica: refletindo sobre os saberes docentes e a formação profissional.

2. Expectativas de formação dos professores de Sociologia no ensino médio no Rio Grande do Norte.

3. A formação dos professores de Sociologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro para a nova educação de jovens e adultos (NEJA) e o planejamento das atividades docentes como elemento constituinte dessa formação.

4. Sociologia na escola: saberes docentes e a formação de professores em perspectiva.

5. A formação do professor de sociologia na contemporaneidade: desafios e perspectivas.

DEBATE

6. O PIBID e a construção/formação de uma nova práxis profissional do professor de Sociologia do ensino médio.

7. A importância do PIBID na construção da identidade do futuro professor de Sociologia: o estágio escolar como eixo de formação docente.

8. A formação do professor de Sociologia da escola básica.

9. Aprender para ensinar: pesquisa, prática e teoria aliados na formação docente.

10. Os saberes da experiência da docência em Sociologia: desafios e limites.

DEBATE

02 de junho-14:00 às 16:30

Sessão II

1.A escola do conhecimento: por uma construção intercultural do saber sociológico escolar.

2. O professor de Sociologia como agente de mediação dos conflitos no ambiente escolar

3. O modelo fabril na escola básica e o detrimento dos saberes docentes em relação à racionalidade técnica: o desinteresse está na sala de aula.

4. Relato de uma experiência de pesquisa em Ciências Humanas em formação continuada de professores: a indisciplina em sala de aula.

5. Ensinando e aprendendo a ser professor: um estudo de caso sobre a docência na Sociologia no Ensino Médio.

DEBATE

6. Relação prática docente e conteúdos programáticos no ensino de Sociologia: uma reflexão necessária.

7. A primeira aventura Sociológica na educação Básica: a experiência de novos profissionais Sociólogos nas atividades de docência em escolas públicas do Pará.

8. Em busca de um Por Quê: reflexões acerca dos sentido da sociologia no ensino médio.

9. Currículo Mínimo de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro: dilemas e problematizações.

10. Lecionar Sociologia nas escolas estaduais paulistas: o desafio do récem-formado.

DEBATE

GT 4- ENSINO DE SOCIOLOGIA E INTERVENÇÃO SOCIAL

Rogéria Martins e Diogo Tourino

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I

 1. Sociologia No Ensino Médio E Reflexões Pedagógicas: Um Olhar A Partir Das Atividades Do Estágio Para A Formação Docente- Agenor Florêncio Costa Neto E Ramiro Teixeira Da Silva Junior

2. Educação Para Além Da Casa-Grande: Uma Reflexão Sobre O Racismo Na Escola- Ricardo Colturato Festi

3. Sentidos Passados E Presentes Da Sociologia No Ensino Médio- Alexandre Jerônimo Correia Lima

4. Os Desafios Da Docência Em Sociologia Na Rede Privada De Ensino No Estado De Mato Grosso- Mariana De Fátima Guerino

5. Os Conflitos Entre A Universidade E A Escola Básica: PIBID E Estágio Supervisionado No Curso De Ciências Sociais- Débora Cristina Goulart

6. A Formação Do Espaço Público Na Escola: Relatos Sobre A Intervenção Da Disciplina De Sociologia Na Construção Do Grêmio Estudantil- Rogério Martins Marlier

7. A Sociologia Como Ciência Da Compreensão E Da Ação No Espaço Escolar- Josemi Medeiros Da Cunha; Jeremias Alves De Araújo E Silva; José Gllauco Smith Avelino De Lima

8. Ensino Da Sociologia Na Educação Básica Como Modo De Intervenção Social- Valéria Patrícia Araújo Silva; Mary Elenn Campos Soares; Severino José De Lima

02 de junho-14:00 às 16:30

Sessão II

1. Sociologia A Ciência Que Ultrapassa Os Muros Institucionais – Daniel Oliveira Silva Souza; João Paulo José Da Silva

2. As Experiências Do LEFIS Com A Sociologia No Ensino Médio Em Santa Catarina- Valcionir Corrêa

3. Leituras Sociais: A Sociologia Através Da Leitura E Escrita- Lorena Del Castilho

4. Ensino De Sociologia: O Trabalho Dos Professores Da EJA (Educação De Jovens E Adultos) E Do E.M (Ensino Médio) E A Formação Integral Do Sujeito- Matheus Bortoleto Rodrigues E Natalia Perez Bellucci

5. A Prática Pedagógica No Ensino De Sociologia Na Educação Básica: Desafios E Avanços- Lavina Pereira Da Silva

6. As Mudanças Estruturais Na Esfera Produtiva Delineadas Pelas Formas De Racionalização Do Trabalho: Fordismo, Taylorismo E Toyotismo E Seus Impactos No Mundo Do Trabalho -Claudimara Cassoli Bortoloto

7. Juventude E Relações De Gênero: O Ensino Da Sociologia Como Instrumento De Discussão Acerca Do Enfrentamento Da Violência Contra A Mulher- Ângela Silva Barbosa; Maria Elma Silva Barbosa

8. Sociologia No Ensino Médio: As Concepções Que Orientam A Inclusão Recente Da Sociologia- Ludmila Patriota Guedes

 GT 5- EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: SABERES LOCAIS E PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Patricia Martins e Maria Lucia B. Machado

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I

1. Educar para a diversidade cultural: contribuições da antropologia nos currículos de formação inicial e nos currículos da sociologia na educação básica- Rosana da Câmara Teixeira (Docente-UFF)

2. Educação para a diversidade: desconstruindo práticas racistas, preconceituosa e discriminatórias na rede estadual de ensino Nilda Rodrigues de Souza (Doutoranda Ciências Sociais/UNESP-Professora SEED/PR)

3. O mito da democracia racial: alguns impactos no sistema educacional brasileiro Eduardo Baroni Borgui

4. Lei 10.639/03 dez anos depois: limites e avanços Lais Celis Merissi Barbie do século XXI – o papel dos padrões estéticos na beleza da mulher negra Isabella Cecília do Nascimento

5. (Re) conhecendo o “outro”: a sociologia da etnicidade e sua recepção entre jovens estudantes da classe média de Natal/RN- Andressa Moraes Lima ; Carlos Eduardo Freitas

6. A televisão e o “lugar” do negro na sociedade brasileira- Leandro Longo Vendramin

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão II

1. Contra o pensamento único: a sociologia na busca do híbrido, do múltiplo e da diversidade – Bernardo Mattes Caprara

2. O próximo e o distante: a imigração e migração na construção de identidades – Paulo Henrique Napoli

3. Educação e realidade: saberes locais e o ensino de sociologia no ensino médio- Jeremias Alves de Araújo; Josemi Medeiros da Cunha“ Eu tenho direito”!: Comunidades ribeirinhas, luta diária pelo acesso ao ensino escolar-Nelma Mariana Costa; Daniella da Silva Ferreira

4. Aty, De que forma é percebido por professores e alunos o contexto cultural em que estão inseridos? Elimary Dayane Vigarini; Irma Alessandra C. Correa; Katia Monteiro Silva

4. 02 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I

Educação de jovens e adultos e ensino de sociologia: visões, experiências e projetos de alunos de dois ambientes escolares

1. Frederico Uhl Jardim (Bacharel/UFF)

2. As práticas educacionais para a diversidade cultural no Instituto Federal sul-rio- grandense, campus Sapucaia do Sul/RS

3. Bianca de Oliveira Ruskowski (Docente IFSUL) Graziela Rinaldi da Rosa (Docente IFSUL)

4. A educação em direitos humanos e a sociologia em sala de aula: desenvolvendo práticas de socialização para a coexistencia

5. Larissa Messias Moraes (Mestranda em Sociologia/UFG)

6. Reflexões sobre a questào LGBTT dentro da escola

7. Jaci Marques (bolsista PIBID/UFCE)

8. “Nem vem tirar meu riso frouxo com algum conselho, que hoje eu passei batom vermelho”: relatos de homossexuais no âmbito escolar-Antonio Leonardo F. Calou (Pibid/URCA)

9. O bullying homofóbico e a teoria QUEER: o chão de escola como espaço de conflito-Jaime Peixoto da silva (Bolsista PIBID/UECE)

02 de junho-14:00 às 16:30

Sessão II

1. A diversidade cultural na formação do licenciado em Ciências Sociais: a experiência do NDE-­‐ da UPE-Maria Antonieta Albuquerque de Souza; Nadia Patrizia Novena; Artemis Cardoso Holmes

2. A ocultação das desigualdades de gênero nos currículos de sociologia da educação de jovens e adultos (EJA)- Livia Benkendorf de Oliveira

3. O desafio de trabalhar gênero e a diversidade na educação técnica e tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Rosângela de Souza Veras

4. “O estágio é para homem!”: gênero e desigualdade no ensino profissional- Ana Paula Palheta Santana

5. Por mais gênero na escola: uma experiência com temáticas de gênero e sexualidade na sociologia no ensino público-Marcelle Jacinto da Silva; Raquel Guimarães Mesquita; Luana Carolina Braz de Lima

GT 6-POR UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS TEORIAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS (SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA): TEORIZAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE Ensino Em Ciências Sociais

Lígia Eras e Fernanda Feijó 

 01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I– EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Coordenação: Lígia Eras (UFPR)

Debatedora: Fernanda Feijó (UNESP/Araraquara)

1. Imponderáveis Da Experência Na Prática Docente Em Ciências Sociais- Bruna Avila Da Silva, Gabriela Acerbi Pereira

2. O Diálogo Como Instrumento De Construção Do Conhecimento No Ensino De Sociologia- Carolina Aparecida Gonçalves, Natalia Salan Marpicca (Unicamp)

3. Educação E Cidadania: A Concepção De Cidadania Presente Nas Orientações Curriculares Para O Ensino De Sociologia- Esdras Bezerra Fernandes De Araújo

4. Entre A Apatia Racional E A Estrutura Social Apatificadora: Questionamentos Acerca Do Pensar Sociológico No Ensino Médio- Fábio Gomes De França

5. O Ensino De Sociologia E As Características Da Faixa Etária -Felipe Teixeira Martins

6. O Ensino De Sociologia No Ensino Médio Integrado: A Experiência Do Instituto Federal Da Paraíba- Hector Ferreira Gonçalves Scuratto Abdal

7. Sócrates, Durkheim e o Ensino De Sociologia- Ivan Fontes Barbosa

8. Práticas De Ensino De Sociologia/Ciências Sociais No Ensino Fundamental:Reflexões Acerca Dessas Especificidades- Jaqueline Fabeni Dos Santos

9. Relatos De Uma Experiência Didática Reflexiva Em Ciências Sociais: O Licenciando E A Prática Docente- Lucas Neves Coimbra , Marcus Paulo Vianna Tondato

10. Ensino De Sociologia E Análise Sociológica: Reflexões E Apontamentos Acerca Da Consolidação Da Disciplina- Nara Lima Mascarenhas Barbosa

11. Ensino De Sociologia: Análise Da Metodologia Do Cientista Social Profissional Da Escola- Geovânia Da Silva Toscano Isaac Nazareno Paiva De Medeiros

12. Entre Teoria E Prática: O Que Diz As Ocem’s De Sociologia E O Que Faz O Professor Em Sala De Aula- Vanessa Gomes De Araújo, Ana Beatriz Carneiro Forte, Ana Paula Vieira Barbosa

02 de junho-14:00 às 16:30

Sessão II-PROJETOS DE ENSINO E OUTRAS MODALIDADES DE APLICAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Coordenação: Fernanda Feijó (UNESP/Araraquara)

Debatedora: Lígia Eras (UFPR)

1. O Trabalhador Precarizado Ganha Voz: Produção Discente De Vídeos Do Colégio Pedro – Danielle Rodrigues, Denis Thiago Santos De Barros

2. Transposição Didática: Reflexões Teóricas E Questionamentos Práticos Sobre O Processo De Ensino De Sociologia Nas Escolas- Diogo Pablos Florian

3. Projeto: Mulher – Luta E Conquista- Inês Mara Da Silva, Maria Aline Abreu Pinto,Ana Edmara Cipriano

4. Cadernos De Sociologia Para Jovens- João Matheus Acosta Dallmann , Nise Maria Tavares Jinkings

5. Clube Da Imaginação Sociológica: Onde A Sociologia Encontra A Literatura- Juliana Barreto Da Silva

6. (Re)Pensando Metodologias Em Sala De Aula: O Caso Da Fundação Liberato – Maira Graciela Daniel

7. Um Portfólio De Aulas: Repensando O Ensino De Sociologia No Ensino Médio – Mariana Rodrigues

8. Desafios Sobre A Produção/Disseminação Das Práticas/Saberes Docentes Das Ciências Sociais No Lenpes E No Prodocência/Uel- Angela Maria De Sousa Lima,Profª Ms. Jaqueline Ferreira, Profª Angélica Lyra De Araújo

9. Teoria Social No Ensino Básico: Reflexões Metodológicas- Viviane Gonzalez Dias

10. Manifestações Do Poder – Relações Políticas No Cotidiano- Guilherme Maltez Souza, Marcela Donini De Lemos , Rafael D’avila Barros

11. A Arte Cinematográfica Dentro Da Escola: Como Utilizá-La Sem Perder A Intenção Pedagógica- Brena Braga Farias, Israel Lopes Dos Santos,Marcelo Jose Oliveira

12. Por Uma Sistematização Das Teorias Sociológicas No Processo De Tranposição Didática No Ensino De Sociologia: Possibilidades, Lacunas E Desafios- Lígia Wilhelms Eras

GT 7-O LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA

Anita Handfas e Mario Bispo dos Santos

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I

1. A “Historicização” da Sociologia no Livro Didático: Um Estudo do Livro “Sociologia Para Ensino Médio” de Nelson Tomazi

Autor: Cícero Muniz (PPGCS-UFBA \\\\\\\\ SECBA)

2. As Limitações dos livros didáticos do PNLD na discussão de conceitos e temáticas da antropologia

Autor: Bruno Ueno Bertão (PIBID – UEL)

3. O ensino de Sociologia e a Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos das propostas curriculares e dos livros didáticos.

Autor: Davisson C. Cangussu de Souza (UFSP)

4. Análise de Discurso Livros Tempos Modernos Tempos de Sociologia

Autores: Maria Carleanne Fernandes Dos Santos E Rosines Justino Rocha (PIBID – UFCG)

5. PNLD 2012: análise dos manuais de Sociologia e do processo de escolha do livro didático

Autores: Tereza Raquel Gomes Batista e Waschington Alves Guedes (PIBID – UFCG)

6. Os movimentos sociais no livro didático de Sociologia: Um estudo a partir dos livros aprovados no Programa Nacional do Livro Didático

Autor: Vinícius Carvalho Lima (UFRJ)

7. A presença da Ciência Política nos livros Didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD 2012: algumas reflexões

Autores: Gustavo Cravo. Marcel Albuquerque e Vinicius Cardeal

8. A abordagem dos fenômenos socioeconômicos nos livros didáticos: diferenças e similaridades entre o ensino de ciências sociais na França e no Brasil.

Autora: Julia Polessa Maçaira (UFRJ)

02 de junho-14:00 às 16:30

Sessão II

1. A Submersão da Diversidade Indígena no Ensino De Sociologia: Um Olhar Analítico nas OCN’S PCN’S E PNLD.

Autores: Diana Dayane Amaro de Oliveira Duarte e Marcia Maria dos Santos (PIBID – UERN)

2. Manuais de Sociologia: uma Análise Comparativa entre Conteúdos e Metodologias Para O Ensino Médio

Autores: Maria Josivânia De Souza Silva e Mirna Miqueliny Ribeiro Souza (UFCG)

3. Nas salas de aula e na vida: O livro didático como ferramenta de construção do conhecimento sociológico

Autores: Raphael Millet Camarda Corrêa e Rogerio Mendes de Lima (Colégio Pedro II)

4. Um olhar sobre os livros didáticos e Paradidáticos como forma de superação das práticas racistas

Autores: Waneska Andressa Viana de Oliveira e Emanuele Cristina Santos do Nascimento (UFPE)

5. Sociologia ou Ciências Sociais para o ensino médio?: reflexões acerca da disciplina para a elaboração de um livro didático de qualidade.

Autores: Diessica Shaiene Gaige, Rúbia Machado de Oliveira e Marília Fernandes Rehermann Freitas (UFSM)

6. Olhar sociológico: uma análise sobre os usos das fotografias presentes nos cadernos de sociologia do projeto São Paulo faz escola

Autora: Maria Cristina Stello Leite (USP)

7. O material didático utilizado nas aulas de Sociologia no ensino médio em escolas públicas e privadas de Cuiabá/MT

Autora: Christiany Regina Fonseca (IFMT)

8. Análise de conteúdo do livro Sociologia para o Ensino Médio: Os conceitos, conteúdos e teorias elencadas por de Nelson Dácio Tomazi

Autoras: Mariana Rodrigues e Rosângela da Silva Santos

GT 8 -O ENSINO DA SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Marcelo Conceição e Adriano Santos 

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I

1. Sociologia, O Vestibular E O Enem: Contribuições, Presença E Onipresença-Agnes Cruz De Souza

2. Sociologia E Sistemas De Avaliação: A Prova Do Enem De 2012-Thiago Oliveira Lima Matiolli;Alexandre Barbosa Fraga

3. O Ensino Escolar De Sociologia E A Crise Do Modelo Explicativo-Eduardo Carvalho Ferreira

4. Ensino De Sociologia / Filosofia Ou Retorno Da Moral E Cívica No Ensino Médio?Emannuella Santana Vieira

5. Desafios E Perspectivas Do Ensino De Sociologia Nas Turmas De Educação De Jovens E Adultos Da Cidade De João Pessoa – Pb-Evelynne Tamara Tavares

6. Sociologia Na Escola Básica: Do Sonho De Florestan À Lei 11.684/2008-Tatiana Bukowitz

7. Novo Curso, Velhos Desafios: A Licenciatura Em Ciências Sociais Na Universidade Federal Da Fronteira Sul – Campus Erechim-Thiago Ingrassia Pereira;Luís Fernando Santos Corrêa Da Silva

02 de junho-14:00 às 16:30

Sessão II 

1. A Sociologia Na Escola Dos Jovens Titãs: Inserção Da Sociologia No Ensino Técnico Integrado Ao Ensino Médio No Instituto Federal Do Espírito Santo Campus Venda Nova Do Imigrante-Adriana Gomes;João Gomes Da Silveira, Ifes

2. Sociologia No Ensino Médio E Currículos Estaduais: Fundamentos Sociológicos E Pedagógicos-Ana Carolina Bordini Brabo Caridá

3. O Ensino Da Sociologia No Ensino Médio: Primeiras Aproximações Para Uma Analise Sociohistórica Da Constituição De Uma Disciplina-Carolline De Souza Botelho

4. Parâmetros Curriculares Estaduais De Sociologia Da Região Sul E Sudeste-Luiz Flávio Conceição;Phelipe Rodrigues De O. Pinto

5. A Sociologia Na Vizinhança: Dilemas E Contradições No Ensino De Sociologia Na Rede Pública De Sergipe-Flávio Gilberto Bento Da Silva Araújo

6. A Implantação Da Sociologia Nos Currículos Das Escolas Do Estado Do Paraná, Após 2006: Análise Dos Desafios Institucionais E Epistemológicos-Ileizi Luciana Fiorelli Silva

7. Reinserção Da Sociologia No Ensino Médio: A Visão Dos Professores Do Estado Da Paraíba Em Relação Ao Papel Da Disciplina Nas Escolas-Márcio Silva De Melo

8. A Presença Da Sociologia Nos Espaços Curriculares Do Ensino Médio-Alice Anabuki Plancherel;Maria Amélia De Lemos De Florêncio

9. Dilemas E Desafios Para O Ensino De Sociologia No Atual Contexto Da Política Educacional Do Estado Do Rio De Janeiro-Valena Ribeiro Garcia Ramos

GT 09 – CULTURAS JUVENIS E ESCOLA

Isaurora Cláudia Martins De Freitas e Irapuan Peixoto Lima Filho 

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I

1. A Rua Educada: Uma Análise Sobre O Rap Em Um Ambiente Escolar

(A) Bruno Christian Alves De Souza

2. Apropriações Juvenis Das Redes Sociais Online: Desafio Para A Escola Básica-Fátima Ivone De Oliveira Ferreira

3. Culturas Juvenis Na Escola: Debates E Desafios

Flávia Cristina De Almeida (Universidade Federal De Goiás – Campus Catalão)

4. Juventude(S) No Contexto Escolar-Diana L. Dias; Diego W. S. Nogueira ; Andressa S. Cardoso

5. Escola: Passarela De Culturas Juvenis-Maria Lúcia Inês Fernandes Cruz

6. Gosto Musical E Estilos De Vida Entre Jovens De Uma Escola Pública De Sobral/Ce-Maria Gecilda Freire;Isaurora Cláudia Martins De Freitas

7. Estamos Em Conflito? Juventudes, Bullying E Direitos Humanos Na Escola-Maria Alda De Sousa

8. Juventude, Conflitos E Escola: Culturas Juvenis E Processos De Mediação De Conflitos Entre Jovens Do Ensino Médio Em Duas Escolas Públicas Do Muncipio De Seropedica/ Rj-Nalayne Mendonça Pinto, Ana Paula Oliveira Francisco, Emilia Fernandes De Oliveira Marcondes,

9. “Interaçoes Grupais Na Escola Jose Lins Do Rego, Localizada Em Joao Pessoa-Pb: Um Estudo De Caso Nas Perspectivas Da Sociologia Do Conflito”-Marcos Antonio Freitas Lira Junior

02 De Junho-14:00 às 16:30

Sessão II 

1. Tecendo Encontros Entre Culturas Juvenis E Escolas: A Proposta Do Projeto Portal Ensino Médio Emdiálogo- Simone De Fátima Brichta ;Natália Ilka Morais Nascimento

2. A Condição Juvenil Na Escola – Quando A Socióloga Quer Conhecer Os Seus Alunos-Raquel Simas

3. Entre A Escola E Os Projetos Futuros Dos Estudantes: O Desafio Do Ensino Médio

Régis Wendel Gomes Miranda-Mestrando Da Pós-Graduação Em Sociologia Da Ufc

4. Escola Em Tempo Integral: A Realidade Dos Alunos Da Escola Estadual Profº Luiz Carlos Em Maceió – Al- Glaucia Tiana Da Silva Gonzaga

5. Como As Metas Educacionais Contribuem Para A Formação Do Jovem Cearense: O Caso De Uma Escola Estadual Do Interior Do Ceará-Márcio Kleber Morais Pessoa

6. “Montanha-Russa E Carrossel”­– Subsídios Para Professores E Alunos À Procura De Uma Linguagem- Francisco Raniel Alves Rodrigues;Antonia Géssica Oliveira De Souza

7. Cultura De Consumo E Suas Influências Na Vida Escolar Dos Alunos-Renan Victor Sousa De Medeiros

8. Juventude: Entre As Ações Disciplinadoras E A Busca Pela Autonomia Na Vida Escolar-Bruna Motta;Karina Branzes;Renata Ruggieri;Débora Cristina Goulart

9. Juventude Do Campo E O Ensino De Sociologia-Ednaldo Ferreira Tôrres

GT 10 – Sociologia no Ensino Médio: docência, metodologias e pesquisa

Rosemary de Oliveira Almeida e Adelita Carleial (UECE)

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I- Formação e Docência em Sociologia

1. O Saber E O Fazer Sociológico No Contexto Da Educação Básica: Mediação Entre O Senso Comum E As Ciências Sociais-Thays Fernanda Silva Dos Santos

2. A Sociologia No Ensino Médio E O Professor Dessa Disciplina: Episódios De Uma Formação Docente-Cláudio César Torquato Rocha;Isabel Maria Sabino De Farias

3. Ser Professor De Sociologia No Ensino Médio: Entre Angústias E Incertezas Profissionais-Francisca Rosânia Ferreira De Almeida;Danyelle Nilin Gonçalves

4. O Perfil Do Professor Brasileiro De Sociologia, Suas Condições E Percepções Da Prática Docente-Cristiano Das Neves Bodart;Roniel Sampaio Silva

5. Os Desafios Da Disciplina De Sociologia No Ensino Médio Na Modalidade Eja-Andreléia Barbosa;Samuel De O. Rodrigues

6. O Professor De Sociologia Na Escola Básica: Reflexividade E Experiências Docentes-Judas Tadeu Pereira Alves;Felícia Maria Martins De Sousa

7. Estratégias De “Ensinagem” Para Motivação A Leitura E Escrita-Rogério Alves Dos Santos

8. Os Desafios De Ensinar Sociologia Em Florianópolis Através Teoria Histórico-Cultural: Reflexões A Partir De Um Estudo De Caso-Elis Rodrigues Da Costa

9. Avaliação Em Sala De Aula-Fabiana Gonçalves Amoro;Maria Jéssica Delmiro Da Silva ;Clécio Jamilson Bezerra Dos Santos

10. Jovens No Ensino Médio: Disposições, Interesse E Indisciplina No Ambiente Escolar-Rosemary De Oliveira Almeida;Maria Do Carmo Walbruni ;Marcela Cardoso Lima

11. O Ensino De Sociologia Em Contextos Diversos: Um Olhar Sobre A Educação De Jovens E Adultos No Distrito Federal-Samuel Araújo Alves Dos Santos; Maria Laura Correa Brochado

12. Práticas Docentes Na Formação Inicial De Ciências Sociais-Karla Danielle Da Silva Souza

02 De Junho-14:00 às 16:30

Sessão II-Metodologias E Pesquisa Na Sociologia No Ensino Médio

1. “Bolsão Da Cultura” E O Ensino De Sociologia-Maria Valéria Barbosa

2. Fundamentos E Metodologias Do Ensino De Sociologia No Nível Médio: Uma Análise A Partir Da Experiência Do Liceu De Acaraú/Ce- Lucas Eduardo Ferreira.

3. Mídia E Ensino De Sociologia: Uma Experiência A Partir Dos Dropes Sociológico

Eduardo Oliveira De Almeida.;Co- Autoras: Ana Laura Sé Silva; Camila Carolina H. Galetti

4. MetodologiasDeEnsino:ContribuiçãoÀFormaçãoDaAutonomiaDoAluno

LeonardoSartoretto;AndressaAlves Dos Santos;SueliGuadelupeDeLimaMendonça

5. Pesquisa E Educação: Inspiração E Instrumento Didático No Ensino De Sociologia Na Escola Básica-Giza Karolyne Santiago Rocha; João Bosco Feitosa Dos Santos

6. Metodologias Alternativas Para O Ensino De Sociologia:O Impacto Do Pibid Nas Aulas De Sociologia Da E.E. Monsenhor Bicudo Em Marília/Sp-Laís Rafaela Fuzeto.;Maria Valéria Barbosa;Sueli Guadelupe De Lima Mendonça

7. Filtrando O Olhar Em Novas Metodologias Para O Ensino De Sociologia: Experiências Com Feiras Culturais E Mostras Cientificas-Maria Do Socorro Silva Morais;Francisco Weriquis Silva Sales

8. Um Portfólio De Aulas: Repensando O Ensino De Sociologia No Ensino Médio-Mariana Rodrigues

9. A Invasão Do Cordel Em Sala De Aula: Novas Metodologias Para O Ensino De Sociologia-Alcione Azevedo;Alexandro De Paula; Jimeson Vasconcelos

10. Metodologias De Ensino Da Disciplina De Sociologia No Ensino Médio Frente Às “Barreiras” Da Formação Técnica-Katury Rayane Rodrigues Ramos

11. Poesia E A Arte Caririense Como Um Recurso Pedagógico No Ensino Médio-Janaina Felix

12. Subsídios Metodológios Para Uma Aula Ativa De Sociologia-Gustavo Alberto Cabrera Alvarez

13. Formação E Saberes Docentes Para O Ensino De Sociologia: Metodologia Através Da Pesquisa Em Ciências Sociais No Ensino Médio Do Distrito Federal-Ana Carolina Laureano Brandão;Kendy Neris Ramos Cruz;Vanessa Jansen Dos Santos

 GT11 – O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES 

Rosângela Pimenta e Rozenval De Almeida E Sousa

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I

1. A Importância Do Pibid Para A Formação Docente: Memórias De Iniciação A Docência- Mirna Miqueliny Ribeiro Souza; Maria Josivânia De Souza Silva

2. Ensinar Sociologia Na Educação Básica: Novas Perspectivas Por Meio Do Pibid- Cleber Fernando Gomes

3. Os Impactos Do Pibid Na Formação E Atuação Escolar Dos Licenciados Em Ciências Sociais Na Puc/Pr (2012-2013)- Sarah Juliett De Figueiredo Silva

4. Subprojeto Pibid De Ciências Sociais Da Pucpr: Primeiras Impressões- Sandra Maria Mattar

5. A Colaboração Do Pibid Na Formação Do Aluno De Licenciatura: Uma Análise Do Pibid De Ciências Sociais- Gilmara Juvina Diniz Silva; Jéfesson Medeiros De Melo; Lidiane Alvez Da Cunha

6. Os Limites E Desafios Do Pibid De Sociologia Ch/Ufcg No Ensino Médio Público- Mary Elenn Campos Soares; Valéria Patrícia Araújo Silva; Priscylla Karlla De Oliveira Silva

7. Análise Da Execução Do Projeto De Bolsa De Iniciação À Docência (Pibid) Na Escola Estadual Polivalente Dr. Tharsis Campos- Lorena Láisse Silva Avelar

8. O Pibid E Sua Importância Na Formação Do Licenciando Em Ciências Sociais Da Ufrn- Hierca D`Egarinne Pereira De Araújo

9. A Escola Pública Como Espaço De Formação: Experiências Pedagógicas-Formativas Do Pibid Ufsc Ciências Sociais- Nise Jinkings; Marcus Vinicius Antunes De Souza; Jorge Luiz Simonetti

10. Qual Professor Queremos? Contribuições E Limites Do Programa Pibid Para Formação Do Professor De Sociologia- Liza Aparecida Brasílio

11. A Modificação Do Perfil Do Licenciando Frente Ao Pibid/Sociologia Ufu- Prof. Dr. Marcel Mano; Profa. Dra. Marili Peres Junqueira

12. O Pibid No Contexto De Emergência De Um Novo Modo De Produção Do Conhecimento – Modo 2- Mário Bispo Dos Santos

02 De Junho-14:00 às 16:30

Sessão II

1. Pibid Sociologia: Contribuição Para Um Maior Grau De Aptidão Na Formação De Educadores Em Nível Superior Bem Como Para Melhoramento Da Qualidade Da Educação Básica Pública Brasileira- Tereza Raquel Gomes Batista

2. Ei, Você Tem Voz? Mística E Diálogo, Experiências Metodológicas Em Busca Da Autonomia No Processo De Ensino Aprendizagem Da Sociologia- Gabriela Viola Fontinha; Victoria Caroline Caetano

3. Política E Cidadania”: Notas Sobre A Discussão Do Tema Em Aulas De Sociologia Do Ensino Médio- Francisco José Leonardo Fernandes

4. Os Desafios Na Implementação Do Programa Pibid De Sociologia Na Escola Eeem Severino Cabral- Suziane Silva Albuquerque; Priscylla Karlla De Oliveira Silva; Silmara

5. Instrumentalização Do Cinema No Ensino De Sociologia: Uma Experiência Do Pibid No Colégio Estadual De Itabuna/Ba- Matheus Da Costa Lavinscky; Ize Duque Magno; José Miranda Oliveira Júnior

6. Dialogando Sobre Estratégias Didáticas Para O Ensino De Sociologia: O Cordel Na Sala De Aula- Francisca Ilania Alencar; Gilvanir Soares Dias; Joana Dárc Lopes Silva Alves

7. O Pibid No Contexto Da Educação De Jovens E Adultos: Olhares Sobre A Imaginação Sociológica E As Relações De Ensino E Aprendizagem- João Pedro Barros De Lima

8. O Pibid De Ciências Sociais: Novas Metodologias Para O Ensino Sociológico, Possibilidades Ao Enfrentamento Do Fracasso Escolar- Sheyla Charlyse Rodrigues De Oliveira

9. Duplamente Jovem: Plano De Atuação De Formação Docente E Educação Básica Via Sociolgia Da Juventude- Tâmara Maria De Oliveira

10. A Desvalorização E Os Desafios Da Disciplina De Sociologia No Ensino Médio- Geovany Pareira Da Silva; Rosana Alvez Soares

11. Pibid Sociologia E O Desenvolvimento De Um Instrumento De Análise- Eder Fernando Dos Santos; Emerson De Campos Maciel; Vinicius Lima De Oliveira

12. O Pibid Como Possibilidade De Reflexão E Prática Na Formação Do Docente Em Sociologia- Amanda Noronha Fernandes

13. Sociologia No Ensino Médio: Resgatando A Pesquisa Como Príncipio Educativo- Rosangela Duarte Pimenta

02 De Junho-14:00 às 16:30

Sessão III

1. Atuação Do Pibid-Sociologia Da Ufpr: Conquistas, Desafios E Perspectivas- Alexandro Dantas Trindade

2. Pibid: Memórias De Iniciação À Docência- Rozenval De Almeida E Sousa

3. A Contribuição Do Projeto Pibid Para A Formação Docente De Licenciandos Em Ciências Sociais- Eline Brito De Farias; Josefa Denise De Farias; Josinaldo Cavalcante

4. A Importância Do Pibid Para A Formação Docente- Alexandra Tavares De Oliveira; Antônio Josinaldo Soares Silva; Bruna Gonçalvez Da Costa

5. Pibid: Um Relato De Experiência Na Escola De Ensino Fundamental E Médio Doutor César Cals- Josiara Gurgel Tavares

6. Pibid Ciências Sociais, Proposta Na Formação Docente Escolar Enquanto Discente Integrante Do Projeto Pibid E Umatransparência Detalhada Do Ambiente Escolar- Diego Pereira De Melo

7. A Contribuição Do Pibid Para A Formação Do Professor De Sociologia- Eloísa Carla Da Silva Rocha; Maria Das Dores Bezerra Da Silva

8. Sociologia No Ensino Médio: Uma Experiência Do Pibid Na Orientação De Uma Pesquisa Sobre Juventude E Criminalidade- Sara Da Costa E Silva; Adriana Pereira De Freitas Sousa

9. Pibid De Sociologia Ufba: Um Relato De Uma Construção Desafiadora, Prática E Dinâmica (2010- 2013)- Luiz Claudio Lourenço

10. A Contribuição Do Programa Institucional De Bolsa De Iniciação À Docencia – Pibid- Na Prática Docente Da Sociologia Na Educação De Jovens E Adultos- Vera Lúcia De Oliveira

11. O Pibid E A Experiência Etnográfica Como Um Meio De Evidenciar O Ambiente Escolar- Leiliane Cosme Da Silva; Hellen Dayse Ferreira Braga; Fernanda Rayssa Alves Soares

12. Reflexões Sobre A Importância De Se Discutir O Dia 8 De Março Na Escola: Uma Experiência A Partir Das Vivencias No Pibid- Karleane Gonçalvez Brito; Maria Elisângela P. Da Conceição

 GT 12- CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Benedito G. Eugênio e Núbia Regina Moreira

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I

1. Desafio Do Não Cotidiano No Cotidiano Das Escolas: Alguns Apontamentos- Juliana Soares De Oliveira, Sueli Guadelupe De Lima Mendonça

2. O Poder Da Disciplina: Uma Análise Sobre Os Efeitos Da Educação Disciplinar Numa Instituição Militar De Ensino- Ana Beatriz C. Forte, Bella Carolina A. Torres

3. Teorias Da Reprodução E Teorias Da Resistência: Contribuições Para A Análise Sociológica Da Escola- Mauro Sala

4. Formação E Movimento Estudantil- Maria Angelica Peixoto

5. Inclusão Digital No Cenário Da Educação Escolar Indígena- Francisco Alves Gomes

6. Feira Afro-Indígena: Uma Proposta Para Aplicação Das Leis N. 10.639/2003 E 11.645/2008 No Ambiente Escolar – Leandra B.De Azevedo Leida Gottardo Boff

7. Gênero E Evasão Escolar: Uma Análise Dos Preconceitos E Estigmas Presentes No Âmbito Escolar- Jennifer Mondenuti

8. Sociologia E Violências: Intersecção Entre Prática Docente E A Desnaturalização Dos Estereótipos Do Que É Violência- Lucas Bottino Do Amaral, Bárbara Jorge Cardozo

9. Da Prática Pedagógica À Análise Sociológica: A Construção Do Currículo De Sociologia A Partir Da Visão Dos Professores Sobre A Disciplina Em Três Escolas Da Rede Pública Do Estado Do Ceará- Manoel Moreira De Souza Neto

10. Aprendizagem, Escola E ANT: Uma Nova Perspectiva Sobre Os “Antigos Problemas- Henrique Fernandes Alves Neto

02 de Junho-14:00 às 16:30

Sessão II

1. As Influências Da Questões De Gênero Nas Escolhas Profissionais- Anna Kristyna Da Silva, Vinicius Da Silva

2. Análises, Reflexões E Interpretações Sobre O Currículo De Sociologia Na Rede Estadual Do Rio De Janeiro- Charlles Da Fonseca Lucas

3. Relevância Sobre O Curso De Formação De Professores: Relevâncias E Contradições Entre Conteúdo Disciplinar E Prática Futura- Barbara Cardozo

4. Olhar Sociológico Acerca Da Crise Do Trabalho Docente- Janaina Alves Mendes

5. Currículo: Uma Reflexão Acerca Do Conhecimento- Ana Olívia De Andrade

6. Durkheim E A Educação: Uma Abordagem Dialógica Com A Pesquisa Educacional Em Sobral- Aline Alves

7. Análise Sociológica Contemporânea- Natália Casagrande, Janaína Oliveira, Viviane Marques

8. Contribuições Da Sociologia Durkheimiana Para A Educação- Maria Cleidiane Barbosa Da Silva

9. Olhando A Cidade, Discutindo A Sociedade- Experiência, Pesquisa E A Cidade Como Ambiente Pedagógico- Marcelo Araújo

10. Saberes E Experiências Juvenis Sobre A Cultura Da Paz: A Escola Como Espaço De Atuação Sociológica- Dennys Helber Da Silva Souza

 GT 13- O LUGAR DA PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Simone M. Brito (UFPB) E Rosane Alencar (UFPE)

01 de junho-14:00 às 16:30

Sessão I

 1. Por Uma Proposta De Ensino De Sociologia Que Associe Teoria E Prática- Cicera Tayane Soares Da Silva ,Ana Ruth De M, Domingos Sávio Cordeiro

2. Debates Em Educação Ambiental: Relato De Experiência Da Inserção Da Temática Ambiental Nas Aulas De Sociologia- NOBREGA, Marcos Sousa; SOUZA, Adelita Alves De ; MATIAS, Francisco Flávio.

3. Uma Reflexão Acerca Do Desinteresse Dos Alunos Com A “Carreira Estudantil”- Elisson Diego Carvalho Conrado,Lidiane Da Conceição Alves,Willitane De Oliveira Rocha

4. O Imaginário No Ensino Da Sociologia: O Uso Da Pesquisa Como Narrativa Poética Centrada Na Atenção Imaginante-Lisandro Lucas De Lima Moura

5. Cordel Na Aula: Versos E Ensino Da Sociologia- Gilmara J. Diniz, Jefferson Medeiros, Lidiane Alves Da Cunha

6. Sociologia E Ludicidade: Quando A Prática Docente Solicita A Pesquisa-Natália Lima Figueiroa (Ufba), Rubens Ferreira Da Silva Junior , Luiz Paulo Carvalho Piris De Oliveira

7. Experiência De Pesquisa No Estágio Em Ciências Sociais-Camila Pelegrini ,Ana Paula Wizniewski,Tânia Welter

8. Políticas Públicas De Inclusão Digital: O Caso Das Escolas De Santa Rita-Pb-Aladdim A. Pereira

9. A Discussão Em Torno Do Ensino De Sociologia- Fabíola Meira De Farias; Poliano Barbosa Araújo; Tatiane Lourenço Da Silva

10. “Democracia Nas Aulas De Sociologia”-Gustavo Cravo

SOLENIDADE E PALESTRA DE ABERTURA

Viver e Interpretar o Mundo Social: Para que Serve o Ensino de Sociologia?

Palestrante: Bernard Lahire (LYON)

Data: 31 de maio de 2013

Horário: 18:00 às 21h00min

Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

OFICINAS PEDAGÓGICAS

Data: 01 de junho de 2013

Horário: 09h00min às 12h00min

Local: Departamento de Ciências Sociais (UFC)

1. Xeque-mate: uma proposta diferente para o ensino de Sociologia na educação básica

2. Laboratório de análise social e participação política

3. Oficina de confecção de planos de aula em meio ambiente e sociedade

4. Notícia, Sociologia e vida cotidiana: uma didática para a pedagogia histórico- crítica

5. Ensino médio da Sociologia da juventude: elaboração de plano de aula

6. Ensino de Sociologia e internet: trabalho com webquests

7. Oficina de aprendizagem: que abordagem é essa? O ensino de sociologia em uma nova prática pedagógica

8. Sociologia para jovens e adultos do campo

9. Aventura sociológica

10. A biblioteca virtual de Pensamento Social e a Sociologia Escolar: uma proposta de uso didático

Data: 02 de junho de 2013

Horário: 09h00min às 12h00min

Local: Departamento de Ciências Sociais (UFC)

1. Os filmes na área de Sociologia: imaginação sociológica, desnaturalização e estranhamento para alunos do ensino médio

2. Caixa didática: relações de gênero e sexualidade

3. Uso de dinâmica, jogos e exercícios como prática didática e pedagógica no ensino de Sociologia.

4. O que é ser brasileiro?

5. Ofício de sociólogo

6. Gênero, identidades sociais e poder

7. O negro no Brasil à luz de Gilberto Freyre e Florestan Fernandes

8. A realidade local como elemento desencadeador para o ensino de Sociologia no ensino médio

GRUPOS DE TRABALHO

Data: 01 e 02 de junho de 2013

Horário: 14h00min às 16h30min

Local: Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Ceará

GT01– Mídia, Educação e Linguagens: Novos Espaços de Socialização

Cesar Augusto De Carvalho/Uel;Renata Schlumberger Schevisbiski /UEL

GT02 – Formação de Professores de Ciências Sociais

Amurabi Oliveira/Ufal; Vilma Barbosa/UFCG

GT03 – Os Saberes Docentes e a Formação Profissional do Professor de Sociologia da Escola Básica

Paulo Pires De Queiroz (UFF); Fagner Henrique Guedes Neves (UFF-Universo)

GT04 – Ensino de Sociologia e Intervenção Social’

Rogéria Martins (UFV-MG); Diogo Tourino (UFV-MG)

GT05 – Educação para a Diversidade: Saberes Locais e Protagonismo Juvenil no Ensino de Sociologia

Patrícia Martins (IFPR); Maria Lucia B. Machado (IFPR)

GT06 – Por Uma Transposição Didática das Teorias das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política): Teorizações sobre as Práticas de Ensino em Ciências Sociais.

Lígia Eras /UFPR; Fernanda Feijó/Unesp-Araraquara

GT07 – O Livro Didático de Sociologia

Anita Handfas (UFRJ); Mario Bispo dos Santos (SEED/DF;UNB)

GT08 – O Ensino da Sociologia e as Políticas Educacionais

Marcelo Conceição (UNIFAL-MG); Adriano Santos (UNIFAL-MG)

GT 09 – Culturas Juvenis e Escola

Isaurora Cláudia Martins de Freitas (UVA); Irapuan Peixoto Lima Filho (UFC)

GT 10 – Sociologia no Ensino Médio: Docência, Metodologias e Pesquisa

Rosemary Almeida (UECE); Adelita Carleial (UECE)

GT11 – O PIBID e a Formação Docente em Ciências Sociais: Limites e Possibilidades 

Rosângela Pimenta (UVA); Rozenval de Almeida e Sousa (UFCG)

GT 12- Contribuições da Sociologia para a Pesquisa em Educação

Benedito G. Eugênio (UESB); Núbia Regina Moreira (UESB)

GT 13- O Lugar da Pesquisa no Ensino de Sociologia

Simone M. Brito (UFPB); Rosane Alencar (UFPE)

PAINEIS

Data: 01 e 02 de junho de 2013

Horário: 16h30min às 17h30min

Local: Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Ceará

MESAS REDONDAS

Data: 01 de junho de 2013

Horário: 17h30min às 19h30min

Local: Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Ceará

1. Juventude e Ensino Médio

Participantes: Paulo Carrano (UFF)

Geovani Jacó (UECE)

Representante da SEDUC.

Isaurora Martins (UVA)

Data: 02 de junho de 2013

Horário: 17h30min às 19h30min

Local: Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Ceará

2. A Formação de Professores de Sociologia: Uma Perspectiva Comparada entre Brasil e Argentina

Participantes: Diego Pereyra (Argentina)

Luiza Pereira (UFRGS)

Simone Meucci (UFPR)

Ileizi Fiorelli (UEL)

ATIVIDADES CULTURAIS / MOSTRA DE VÍDEOS/LANÇAMENTO DE LIVROS

Data: 02 de junho de 2013

Horário: 19h30min

Local: Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Ceará

REUNIÕES

  1.  Reunião de Trabalho do PIBID

Data: 03 de junho de 2013

Horário: 09h00min às 11h00min

Local: Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

  1. Reunião Aberta da Comissão de Ensino da SBS

Data: 03 de junho de 2013

Horário: 11h00min às 13h00min

Local: Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 30/05/2013, em ENESEB. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: