Enem 2013: 26% a mais de inscritos


O total de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bateu novo recorde. Foram 7.834.024 inscrições até a meia-noite da última segunda-feira, dia 27, quando acabou o prazo de inscrições. De acordo com um relatório divulgado pelo Ministério da Educação, o número de participantes cresceu 26% em relação a 2012, quando 6.495.446 se cadastraram no site da prova.Segundo dados do órgão, dos mais de 7 milhões, cerca de 840 mil jovens farão a prova para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Sobre o nível de escolaridade dos inscritos, 58% já concluíram o ensino médio, enquanto que os que concluirão em 2013 correspondem a 21%.Os números relacionados às regiões do país mostraram disparidades. Do total de inscrições, 36% foram feitas por moradores do Sudeste, 32% do Nordeste, 13% do Sul do país, 10% do Norte e 9% do Centro-Oeste. O estado de São Paulo inscreveu mais de 1 milhão de estudantes, seguido de Minas, com mais de 800 mil. A faixa etária deste ano com o maior índice de inscrições ficou entre os jovens de 21 a 30 anos, 30% do total. As mulheres se mantêm como maioria entre as concorrentes, com 4,5 milhões, enquanto os homens representam 3,2 milhões.Este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela realização da prova, terá que se preparar para receber uma maior quantidade de estudantes que necessitam de cuidados especiais. O aumento foi expressivo. Em 2012, quase 27 mil estudantes com algum tipo de deficiência se inscreveram.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, sábado e domingo, respectivamente. Nos dois dias, o exame terá início às 13h com abertura dos portões marcada para 12h. Serão 45 questões de cada área. No primeiro dia de provas, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para resolver questões das áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia).

No dia 27, as áreas de conhecimento serão Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologia da Informação e Comunicação) e Matemática e suas tecnologias. Todos farão, ainda, uma Redação. Nesse dia, os inscritos terão cinco horas e 30 minutos para resolverem as questões.

Os participantes poderão utilizar o resultado do Enem para ingresso em instituições públicas de ensino superior, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e participar de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições particulares, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para financiamento da graduação, também em instituições privadas.

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio poderão utilizar o resultado do Enem para obter o diploma. A pontuação mínima exigida ano passado foi de 450.

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 30/05/2013, em ENEM. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Alice Gomes

    aqui está uma pagina para quem se interessar por cursos, inclusive do enem
    https://www.facebook.com/pages/Produtos-Digitais-Campe%C3%B5es-em-Vendas/609778112386546?ref=ts&fref=ts
    link para quem se interessar http://hotmart.net.br/show.html?a=A667501A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: