As Ciências Sociais e a Filosofia


Pierre Bourdieu

Resumo

Tomando a Filosofia e sua história por objeto, a Sociologia pode oferecer uma contribuição ao esforço desta disciplina para se liberar dos limites que a determinam. A Filosofia tende a solucionar a antinomia da historicidade e da verdade procedendo, por meio do comentário, a uma atualização das obras passadas, o que supõe uma negação mais ou menos completa da historicidade. As três maneiras de tratar explicitamente esta antinomia – a revelação originária (Heidegger), a construção retrospectiva das filosofias passadas como possibilidades teóricas (Kant) e a dialética que ultrapassa e conserva (Hegel) – têm em comum a recusa da história. Uma verdadeira história social, que recolocasse a Filosofia no campo da produção cultural e no campo social em seu conjunto, permitiria compreender as filosofias e sua sucessão para além da “filosofia filosofante da história”, ao mesmo tempo em que permitiria aos filósofos do presente liberar-se do impensado instituído que está inscrito em sua herança.

Texto Completo: PDF

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 28/07/2013, em Pos-Estruturalismo, Sociologia Weberiana. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: