Perspectivas analíticas sobre docência na escola


Perspectivas analíticas sobre docência na escola

Alda Junqueira Marin

Resumo

Diferentes perspectivas analíticas têm surgido em pesquisas acerca da docência na escola. A intenção, neste texto, é trazer dados de pesquisas, examinando a práxis, em busca da compreensão, contando com o auxílio de conceitos das ciências sociais. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, pesquisadores da área da Didática realizaram críticas ao tecnicismo, propondo sua superação. Entretanto, ainda há que examinar o que os docentes sofrem e fazem na esfera da socialização, deles próprios e dos estudantes, considerando-se a função social das escolas, pois é assim que penso, como outros, ocasionar essa superação, revelando os mecanismos sociais desenvolvidos, que vão bem além da mera técnica.

Texto Completo: PDF

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 28/07/2013, em Sociologia da Educação. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: