Formação e identidade profissional: a trajetória de egressos de Ciências Sociais


Dissertação de Mestrado


Área do Conhecimento: 
Sociologia

Data de Defesa: 
2012-10-04

Banca examinadora: 

Silva, Marcia Regina de Lima (Presidente)
Barbosa, Maria Ligia de Oliveira
Guimaraes, Nadya Araujo

Título em português :
 Formação e identidade profissional: a trajetória de egressos de Ciências Sociais

Palavras-chave em português: 
Ciências sociais, Ensino superior, Formação, Identidade profissional
Resumo em português

Ao tomar como base o recente processo de expansão do ensino superior em ciências sociais, esta pesquisa procura investigar os possíveis efeitos dessas transformações sobre os contextos de titulação, inserção profissional e de construção identitária dos graduados neste curso nos últimos anos. Seu objetivo principal é analisar quais traços fundamentais têm caracterizado a relação entre a formação e o mundo do trabalho para os ex-alunos de Ciências Sociais e, principalmente, em que aspectos ela apresenta eventuais diferenças (em comparação com outras gerações) no processo de constituição das identidades profissionais desses egressos. Após a aplicação de um questionário exploratório com mais de dois mil cientistas sociais de todo o país, foram selecionados 35 deles, com diferentes perfis de formação e inserção profissional, para uma entrevista semiestruturada que buscou investigar de forma mais minuciosa os principais elementos que marcaram suas trajetórias educacionais e profissionais, bem como as percepções que constroem acerca desse processo. A análise dessas trajetórias foi realizada a partir de quatro grandes eixos principais: os motivos de escolha pela carreira, o contexto de realização do curso, a trajetória profissional após o término da graduação e, por fim, os elementos identitários que se manifestam no decorrer desses percursos educacionais e profissionais.

Baixar a Dissertação de Mestrado

Sobre John Constantine

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 29/07/2013, em Sociologia no Ensino Médio. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário