Formação e identidade profissional: a trajetória de egressos de Ciências Sociais
Dissertação de Mestrado
Unidade da USP :Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Área do Conhecimento: Sociologia
Data de Defesa: 2012-10-04
Banca examinadora:
Silva, Marcia Regina de Lima (Presidente)
Guimaraes, Nadya Araujo
Título em português : Formação e identidade profissional: a trajetória de egressos de Ciências Sociais
Palavras-chave em português: Ciências sociais, Ensino superior, Formação, Identidade profissional
Ao tomar como base o recente processo de expansão do ensino superior em ciências sociais, esta pesquisa procura investigar os possíveis efeitos dessas transformações sobre os contextos de titulação, inserção profissional e de construção identitária dos graduados neste curso nos últimos anos. Seu objetivo principal é analisar quais traços fundamentais têm caracterizado a relação entre a formação e o mundo do trabalho para os ex-alunos de Ciências Sociais e, principalmente, em que aspectos ela apresenta eventuais diferenças (em comparação com outras gerações) no processo de constituição das identidades profissionais desses egressos. Após a aplicação de um questionário exploratório com mais de dois mil cientistas sociais de todo o país, foram selecionados 35 deles, com diferentes perfis de formação e inserção profissional, para uma entrevista semiestruturada que buscou investigar de forma mais minuciosa os principais elementos que marcaram suas trajetórias educacionais e profissionais, bem como as percepções que constroem acerca desse processo. A análise dessas trajetórias foi realizada a partir de quatro grandes eixos principais: os motivos de escolha pela carreira, o contexto de realização do curso, a trajetória profissional após o término da graduação e, por fim, os elementos identitários que se manifestam no decorrer desses percursos educacionais e profissionais.
Publicado em 29/07/2013, em Sociologia no Ensino Médio. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
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