A Dama de Caio: Interfaces entre Literatura e Sociologia


Resumo

Este trabalho busca a aproximação entre a literatura e a sociologia. A análise problematizará o conto Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu, do livro Os Dragões não Conhecem o Paraíso (1988). Os elementos que articularão a conexão entre as áreas serão os pressupostos de identidade presentes na obra. Mediante o entendimento de identidade a partir de uma lógica pós-moderna, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o marco teórico do ensaio será o livro A Identidade Cultural na Pós-Modernidade (2002), de Stuart Hall, e a obra Identidade (2005), de Zygmunt Bauman. Valendo-se de um narrador autodiegético, Caio dá vida à dama. As questões de identidade permeiam todo o conto, na fala da personagem. Entendemos como possível a aproximação entre a literatura e a sociologia, neste conto, porque é nítido um universo que está para além do literário, demonstrando de maneira clara a função social da literatura.

Texto completo: PDF

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 07/09/2013, em Sociologia da Literatura. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

