As 10 maiores bibliotecas do mundo


Mais do que espaços para fazer pesquisas, as bibliotecas muitas vezes são verdadeiros pontos turísticos de suas cidades, com arquitetura elaborada e acervos impressionantes.

Conheça melhor as dez maiores bibliotecas do mundo:

Biblioteca do Congresso (Library of Congress)

Onde fica: Washington, DC – EUA

Tamanho do acervo: 155 milhões de exemplares

Os números da Biblioteca do Congresso são muito impressionantes: são mais de 32 milhões de livros (em 470 idiomas), mais de 63 milhões de manuscritos, 3 milhões de gravações de áudio e 5 milhões de mapas. É a maior biblioteca do mundo em espaço e número de itens catalogados.

Biblioteca Britânica (British Library)

Onde fica: Euston Road, Londres – Inglaterra

Tamanho do acervo: 150 milhões de exemplares

A Biblioteca Britânica pode até passar a Biblioteca do Congresso em número de exemplares, pois a cada ano são adicionados cerca de três milhões de novos itens ao acervo – que já conta com uma coleção especial com raridades com um caderno de anotações de Leonardo da Vinci e manuscritos de autores como Jane Austen, James Joyce e dos Beatles.

Biblioteca Pública de Nova York (New York Public Library)

Onde fica: Manhattan, Nova York – EUA

Tamanho do acervo: 53.1 milhões de exemplares

Está entre as cinco principais bibliotecas dos Estados Unidos e é um dos pontos turísticos de Nova York. Já foi cenário de alguns filmes, como “Bonequinha de Luxo” e “Sex and the City”.

Biblioteca do Estado Russo (Russian State Library)

Onde fica: Moscou – Rússia

Tamanho do acervo: 44.4 milhões de exemplares

É a maior biblioteca da Rússia, com mais de 275 km de prateleiras que abrigam todos os milhões de itens (entre eles, mais de 13 milhões de diários e livros em 247 idiomas). Entre 1922 e 1991, pelo menos uma edição de todos os livros publicados na URSS era depositada no acervo da Biblioteca do Estado Russo.

Biblioteca Nacional da Rússia (National Library of Russia)

Onde fica: São Petesburgo – Rússia

Tamanho do acervo: 36.5 milhões de exemplares

A Biblioteca Nacional da Rússia é uma propriedade do governo e tem origens bem antigas – foi fundada a partir da Biblioteca Pública Imperial em 1795, por Catarina, a Grande.

Biblioteca Nacional da Dieta (National Diet Library)

Onde fica: Tóquio – Japão

Tamanho do acervo: 35.6 milhões de exemplares

Ao contrário do que o nome dá a entender, essa biblioteca não tem nenhuma ligação com alimentação! Na política, Dieta aproxima-se do conceito de Corte, se refere a uma assembléia. No Japão, a Biblioteca Nacional da Dieta foi fundada para ajudar os membros da Dieta (ou assembléia) em seus trabalhos, com objetivo de ser uma versão similar à Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos.

Biblioteca Nacional da China (National Library of China)

Onde fica: Pequim – China

Tamanho do acervo: 31.2 milhões de exemplares

É a maior biblioteca da Ásia em espaço e concentra o mais rico acervo do mundo em literatura e documentos chineses. Além de milhões de itens em papel, a biblioteca também possui inscritos em casco de tartaruga, conchas e ossos!

Biblioteca Nacional da França ( Bibliothèque nationale de France)

Onde fica: Paris – França

Tamanho do acervo: 31 milhões de exemplares

A Biblioteca Nacional da França é uma das mais antigas do mundo – existe desde 1461, quando era conhecida como Biblioteca Real. Entre suas raridades estão cerca de 5 mil manuscritos da Grécia antiga. Há uma versão on-line da biblioteca, chamada Gallica, que disponibiliza na web mais de 1.6 milhão de documentos e 320 mil livros, entre outros itens.

Biblioteca Real da Dinamarca (Royal Danish Library)

Onde fica: Copenhague – Dinamarca

Tamanho do acervo: 30.2 milhões de exemplares

Ela também é conhecida como Biblioteca Nacional da Dinamarca e Biblioteca da Universidade de Copenhague. Todos os livros publicados na Dinamarca desde o século XVII até hoje estão guardados neste acervo. É a maior biblioteca dos países Nórdicos e possui itens valiosos como mapas da região polar e manuscritos de Hans Christian Andersen.

Biblioteca da Academia Russa de Ciências (Library of the Russian Academy of Sciences)

Onde fica: São Petesburgo – Rússia

Tamanho do acervo: 26.5 milhões de exemplares

Esta é a terceira biblioteca russa na lista das dez maiores do mundo! É aberta a funcionários das instituições da Academia Russa de Ciências e a cidadãos com ensino superior. Foi fundada em 1714 e em 1988 sobreviveu a um incêndio que destruiu uma parte considerável do acervo.

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 14/10/2013, em Leitura & escrita, Letras. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: