7 temas que podem cair na redação do Enem 2013


Uma das principais preocupações dos estudantes que prestarão o Enem 2013(Exame Nacional do Ensino Médio) é a redação. Saber quais os temas mais cotados para a prova pode fazer toda a diferença.

Pensando nisso a professora do Sistema de Ensino COC/Pearson Roseli Deienno Braff informa os possíveis temas que podem aparecer na redação do Enem 2013 e mais: de que maneira esses assuntos podem ser cobrados.

Redução da maioridade penal

maioridade penal é o tema mais provável para a prova de redação do Enem 2013.

A atualidade do tema justifica a escolha. “A questão da redução sempre vem à tona quando incidentes com menores de idade são excessivamente explorados pela mídia. A questão envolve os direitos humanos e, em 2013, isso foi recorrente”, observou.

A recomendação para se sair bem caso esse seja o tema escolhido é utilizar os textos motivadores (entenda o que são) para formar uma opinião própria. Porém, ela ressalta a importância de oferecer uma intervenção para o caso. “A coletânea que acompanha a prova apresenta pontos de vista distintos. O tema possui diversas possibilidades de argumentação, de modo que o estudante pode construir um texto rico.”

2. Gerenciamento de recursos hídricos

Outro tema possível da prova de redação do Enem 2013 é a dimensão geopolítica no gerenciamento dos recursos hídricos em âmbito mundial. Segundo ela, em pouco tempo a água será tão importante quanto o petróleo. “Em função de diversos aspectos como a poluição, o desmatamento, a falta de chuva e outra série de problemas ambientais, a água vai se tornar um recurso raro, se assemelhando ao petróleo no que se refere à questão geopolítica”, afirmou a professora.

Essa transformação pode afetar até mesmo o Brasil, país rico no recurso natural – o que justifica a escolha do tema para a prova de 2013. “A água caminha para ser o bem mais importante, por isso o candidato deve ser capaz de oferecer soluções para que o recurso não seja desperdiçado.”

3. Investimentos em educação e saúde

Investimentos em educação e saúde. Esse também é extremamente atual cotado para a prova de redação do Enem 2013. Recentemente, foi aprovada a destinação de 100% dos royalties do pré-sal para essas duas áreas. “Chegamos à conclusão de que um país não se desenvolve sem investimentos maciços nas áreas de saúde e educação. Um país de gente iletrada e doente não pode evoluir”, garantiu a professora.

4. Mundial de 2014

Embora o Mundial de 2014 seja um tema que envolve a participação do governo, a professora acredita que tem boas chances de aparecer na prova de redação do Enem 2013. É um tema atual e, em uma análise mais aprofundada, pode ser explorado pelas consequências que o evento vai gerar no Brasil.

“A quantidade de dinheiro que está sendo investida em um evento desse porte chama a atenção. O Mundial de 2014 precisa de bilhões não só em estádios. Por isso, o tema pode buscar o saldo positivo após o evento, como a reurbanização no entorno dos estádios, a capacitação de pessoas para o evento, as melhorias no transporte e nos aeroportos, etc”, disse a professora.

5. Homofobia

O tema da homofobia pode ter a intenção de despertar a reflexão nos estudantes que vão fazer o Enem 2013. Para a professora, o jovem precisa ser levado a aceitar o diferente. “É preciso que jovens pensem sobre a intolerância, seja ela de qualquer tipo. A campanha contra a homofobia está na mídia, se vê algo sobre o assunto quase que semanalmente”, afirma Roseli. “Tratar de um assunto assim tem apelo quanto à questão dos direitos humanos, algo que o Enem valoriza muito”, concluiu.

6. Regulamentação do trabalho doméstico

Aregulamentação do trabalho doméstico permeia a inclusão social. A figura da empregada doméstica – até pouco tempo atrás era vista como um acessório – passa a ser interpretada como uma verdadeira profissional. “Muita gente apostou em demissões em massa, mas a meu ver essa é uma evolução na regulamentação de um trabalhador que precisa ter os seus direitos. O governo vai querer ressaltar essa conquista. Com o reconhecimento das domésticas como profissionais de fato é possível trabalhar os direitos humanos e a inclusão social”, observou.

7. Espionagem norte-americana de dados brasileiros

Embora a questão da internet tenha sido abordada recentemente no Enem (a prova de 2011 tratou da vida em rede no século 21), a espionagem norte-americana de dados brasileiros possa ser considerada como tema para a prova de redação do Enem 2013. “Talvez possa haver uma especulação sobre os motivos para essa espionagem, especialmente agora que os recursos do pré-sal podem tornar o Brasil um país autossuficiente em petróleo. Acredito que se ainda houver tempo para a produção da prova, esse tema venha a ser considerado”, finalizou.

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 27/10/2013, em ENEM. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: