UFS divulga a programação da Semana Acadêmica


Boaventura de Sousa Santos cancela participação por conta de problema pessoal

Entre os dias 4 e 8 de novembro será realizada a I Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe. A semana contará com atividades em todos os campi e pretende promover exposições interativas e transdisciplinares, como congressos, seminários e exposição de banners.

Visite a página oficial da I Semana Acadêmico-Cultural da UFS

A abertura oficial do evento (segunda-feira, 4) terá a mesa redonda “Desigualdade de gênero e violência contra a mulher”, com a participação de Maria Helena Santana Cruz, professora da UFS; Merieny Gatto, estudante de Enfermagem e representante da Comissão de Mulheres/UFS; Maria Teles dos Santos, representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; e Adelaide Maria Martins Moura, juíza-coordenadora de Políticas para as Mulheres. A abertura vai ocorrer às 19h30 no auditório da Reitoria, campus de São Cristóvão.

Ainda na segunda-feira, só que mais cedo, às 8h, começa o V Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação com a realização de uma mesa redonda organizada pela professora Simone de Cássia Silva. Com o tema “Inovação e transferência de tecnologia em ICTS”, a mesa terá a participação dos professores Cristina Maria Quintella (Ufba), Maria Rita de Santos (UFPI), Mário Eduardo Mata (UFCG) e Tânia Nunes da Silva (UFRGS). A mesa redonda será realizada no auditório da Didática V, em São Cristóvão.

Ainda no primeiro dia da Semac, haverá exposição do Museu Arqueológico de Xingó, no hall da Reitoria, com Geovania Carvalho. Na Didática V, das 9h30 às 10h30, será realizada a palestra “Disseminando a cultura da propriedade intelectual”, com umrepresentante do Inpi. Após a palestra, haverá mais uma mesa redonda no mesmo local, das 11h às 12h: “Capilarizando a Lei de Inovação”, com Ricardo Santana (Fapitec/SE), Marcos Wandir Nery Lobão (Sergipetec) e Simone de Cássia Silva (PPGPI-Cintec/NPI-UFS).

Cancelamento da participação de Boaventura de Sousa Santos 

O professor português Boaventura de Sousa Santos cancelou sua participação na Semac por conta de problema de saúde com sua mãe, de 94 anos, que reside em Portugal. Em contato com a administração da UFS, o professor deixou aberta sua agenda para uma visita futura à UFS. O docente iria apresentar a conferência “A universidade perante os desafios das revoltas sociais” e receberia o título de doutor honoris causa. Os eventos seriam realizados no dia 7 no auditório da Reitoria, às 19h.

Boaventura nasceu em Coimbra, Portugal, e é doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático daFaculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É também diretor do Centro de Estudos Sociais e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa, ambos da Universidade de Coimbra.

Programação cultural

Além da programação acadêmica, a Semac trará também eventos de cunho cultural. Haverá apresentação do Coral da UFS, lançamento coletivo de obras da Editora UFS (veja aqui), recital dos alunos de Música da UFS (Ramu), apresentação do quarteto de cordas da UFS, exposições fotográficas, dentre outras. Os eventos culturais serão desenvolvidos no auditório e hall da Reitoria e no Centro de Vivência.

Colóquio de Filosofia Política

Durante os dias 6, 7 e 8 ocorrerá o III Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política com o tema “Filosofia Política e Relações Internacionais”. Veja mais informações na página oficial do colóquio.

Premiações do Pibix, Pibic e Pibiti

Na sexta-feira, 8, haverá a premiação dos alunos do Pibix, Pibic e Pibiti, às 18h, no auditório da Reitoria. Às 19h se dará o encerramento da Semac.

Suspensão das aulas

As aulas da graduação e pós estarão suspensas de 4 a 8 de novembro para que os estudantes participem da Semana Acadêmica. As atividades certificadas poderão ser creditadas como atividades complementares.

Em decorrência do grande número de atividades, todos os espaços físicos da UFS estarão alocados para a Semac. Será facultada ao professor a decisão de registrar a Semana Acadêmica como aula.

Veja a programação completa e outras informações na página oficial da Semac

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Publicado em 02/11/2013, em Eventos, Extensões Universitárias, Iniciação à Pesquisa. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: