Periódicos de Ciências Sociais

Aqui você encontra os vários Periódicos de Ciências Sociais de Várias Universidades

1 – Revista Tomo (UFS)

A Revista TOMO é um periódico semestral publicado pelo Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Surgida em 1998, representa os esforços continuados deste Programa para a publicação de uma revista acadêmica de alta qualificação e abrangência internacional. Seus números são temáticos, abertos à pluralidade de interpretações e de temas que possam interessar às Ciências Sociais na compreensão dos fenômenos socioculturais.

2 – Revista Civitas (PUCRS)

A Civitas – Revista de Ciências Sociais é o periódico acadêmico mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS. Criada em 2001, a Civitas tem sido publicada sem interrupção. A partir de 2008 passaram a ser publicados três números por ano. E a partir de 2010, com o aumento crescente de submissões de artigos, simultaneamente à publicação do dossiê temático, passou a publicar artigos que não se enquadram no dossiê. Importante destacar a enorme variedade institucional dos autores na publicação de artigos e enorme quantidade de downloads de artigos completos realizados mensalmente.

3 – Revista Sociologias (UFRGS)

Sociologias é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS, destinada a promover intercâmbio entre cientistas sociais nacionais e internacionais. A abreviatura de seu título é Sociologias, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas. A Revista Sociologias construiu-se com base na idéia da crescente importância de espaços para a disseminação do conhecimento produzido na universidade, tanto para circular informações e pesquisas no seio da coletividade científica, quanto para informar a sociedade, estabelecendo canais de comunicação. Em um mundo cada vez mais interligado pelas novas tecnologias informacionais e de comunicação e produzida em um Estado – RS – localizado no Cone Sul, a proposta de edição de Sociologias partiu do duplo imperativo de, por um lado, possibilitar a divulgação de pesquisas e o debate no seio da coletividade científica da área de ciências sociais e, por outro lado, fazê-lo de acordo com as exigências de um contexto social e científico que impõe novos critérios de qualidade editorial, apresentação gráfica e distribuição. Sociologias foi criada para substituir os Cadernos de Sociologia que, durante 10 anos, cumpriram o papel de divulgar trabalhos de professores e pesquisadores da área na UFRGS. Os Cadernos, no entanto, encontravam-se defasados em relação às exigências do contexto social e científico, seja no que se refere aos critérios acadêmicos e das agências de fomento, ou a questões técnicas e de apresentação gráfica. Assim elaborou-se um novo projeto editorial e gráfico para a revista, visando transformá-la em um periódico adequado às condições e exigências atuais da área. Seu projeto editorial contempla duas partes principais: um dossiê temático, específico para cada número, e uma seção diversificada que abrange artigos científicos e de atualização teórico-metodológica, resenhas, notas de pesquisa, fotografias, entrevistas. Sociologias é uma revista de orientação pluralista que busca ampliar os espaços para expressão das diversas correntes existentes no campo das ciências sociais, colocando em debate temas e abordagens que constituem a sociologia. Contemplando, ainda, espaço para áreas como literatura, informática, economia, entre outras, que apresentam importantes interfaces com a sociologia. A revista encontra-se disponível para colaboradores de todos os países, possuindo um conselho editorial variado em termos de regiões do Brasil e incluindo consultores internacionais. Possui estrutura própria e, além dos recursos da venda das revistas, o apoio da PROPESQ-UFRGS e do CNPq. Sociologias é impressa no Brasil sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: